rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Procurar

Fim-de-semana intenso numa homenagem às camélias em Celorico de Basto

Celorico de Basto teve o seu ponto alto de homenagem às camélias no passado fim-de-semana. A exposição/concurso de camélias contou com a participação de 51 expositores, 23 dos quais estrangeiros. No habitual concurso e desfile de moda foram atribuídos 10 prémios por um júri de referência nacional.  O desfile de moda para a eleição da Rainha e princesas das camélias coroou Marta Leite como rainha, Cláudia Lopes foi eleita a 1ª dama de honor e Viviana Costa a 2ª Dama de Honor. Estiveram em exposição 35 murais desenvolvidos pelas juntas de freguesia, associações e coletividades, verdadeiras obras de arte plenas de inspiração e criatividade. A festa do fim-de-semana abriu com o espetáculo do humorista Herman José, no ano de celebração dos seus 50 anos de carreira. Herman José que celebra hoje 70 anos e vai ser distinguido pelo Governo português com a Medalha de Mérito Cultural.

“Não podíamos estar mais satisfeitos, foi um fim-de-semana intenso, com milhares de pessoas a visitar este concelho e a desfrutar de todas as ações desenvolvidas” disse José Peixoto Lima, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto. “Temos uma comunidade única e unida em prol de um mesmo objetivo, tonar este património natural e cultural a maior referência deste concelho no mundo, um caminho que vamos trilhando com brio e dedicação”.

O domingo foi o dia que mais visitantes atraiu ao concelho. Entre a quinta do Prado e as principais ruas da vila de Celorico de Basto, forma muitos os que por lá andaram para assitirem ao desfile temático e batalha das flores.

José Peixoto Lima ressalva a importância da internacionalidade, “esta visibilidade internacional, com a presença de visitantes de várias nacionalidades, com a crescente participação dos espanhóis nas atividades promovidas é para nós motivo de grande orgulho, sobretudo pela forma como se mostram agradados e encantados com a nossa festa”.

Até ao final do mês de Março as atividades do mês das camélias continuam. Já no próximo fim-de-semana acontece sábado, dia 23, o Passeio das Camélias – Motos e Quad (8 horas), organizado pela Associação Terror do Tâmega; Dia 24 de Março acontece o BTT Camélias (8 horas), organizado pela Celobike, e o Encontro de concertinas no Centro Urbano da Mota (15H).