rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Bombeiros Mondinenses assinalam 100 anos de história (c/áudio)

Os Bombeiros Voluntários de Mondim de Basto vão assinalar os 100 anos de existência no próximo sábado, 10 de Fevereiro. A cerimónia de comemoração vai começar pelas 9h30 com uma formatura, na Rua da Fontela. Depois da romagem ao cemitério vai realizar-se uma eucaristia na Igreja matriz de Mondim de Basto. Patrícia Gaspar, secretária de estado da proteção civil, vai estar em Mondim de Basto pelas 15h e acompanhar o desfile, a entrega de condecorações e a inauguração das obras no quartel e do monumento alusivo aos 100 anos de existência da associação humanitária.

O Comandante Carlos Magalhães considera que trata-se da maior efeméride a comemorar. “Vai ser uma cerimónia mais interna da parte da manhã e da parte da tarde com entidades convidadas”. Vão ser entregues condecorações e inauguram um monumento dos bombeiros, como referiu o comandante à RRB.

As obras recentemente terminadas no quartel aumentaram o parqueamento e melhoraram vários espaços do quartel como os vestiários e salas de apoio mas o comandante nota que há um aumento efetivo de bombeiros e de profissionais mais habilitados. “A associação conta hoje com mais acreditações para prestar melhor serviço”, revela.

São 100 anos de história mas com a missão de prestar o melhor serviço e para isso o comandante Carlos Magalhães considera uma prioridade ter mais efetivos de 1ª intervenção, colmatar a falha de alguns veículos na frota automóvel como um veículo de desencarceramento e um veículo urbano de combate a incêndios. “Ainda há muito trabalho para se fazer”, considera.

No próximo sábado, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Mondim de Basto vai entregar medalhas de grau cobre, grau prata e grau ouro, medalha comemorativa da operação covid 19, com 15 condecorados com a medalha de quadro de honra, 5 medalhas de agradecimento, 1 medalha de serviços distintos, 1 medalha de dedicação e altruísmo, 5 crachás de ouro e 1 fénix de honra.