rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Procurar

Rui Chantre é o novo presidente da Cercimarante

Rui Chantre tomou posse a 31 de Janeiro como presidente do Conselho de Administração da Cercimarante. A nova equipa do Conselho de Administração da Cercimarante, e Órgãos Sociais, tomaram posse para o quadriénio 2024-2027.

O presidente Rui Chantre, agora empossado, assume, a liderança da Cooperativa acumulado o cargo com as funções que desempenha no Departamento da Contabilidade da Cercimarante. A nova equipa quer continuar o trabalho feito na instituição tendo por base o trabalho que tem sido desenvolvido, mas também “implementar os Serviços aprovados, em candidaturas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), nomeadamente o Centro de Dia, em Louredo, e as Residências de Autonomização e Inclusão, em Lufrei”, e, igualmente, “a criação de repostas sociais inovadoras que respondam às necessidades dos/as atuais e potenciais clientes”. Na visão estratégica apresentada, para um futuro próximo, está já pensada uma resposta social inovadora para o concelho, “de forma a evitar a institucionalização de pessoas com autonomia, e que passa pela entrada em funcionamento do Centro de Noite, um equipamento de acolhimento noturno, prioritariamente para pessoas idosas com autonomia que, por vivenciarem situações de solidão isolamento e insegurança, necessitam de suporte e acompanhamento, durante a noite”.

Para o novo presidente “Apesar de alguns constrangimentos resultantes da atual situação de instabilidade que Portugal, a Europa e o mundo atravessam, os novos Órgãos Sociais comprometem-se a “realizar, promover, criar e desenvolver, de forma, ponderada, realista, ativa e persistente, todas as ações que potenciem a inclusão das pessoas na sua diversidade e pluralidade, recorrendo a práticas orientadas para um desenvolvimento sustentável”. Ao mesmo tempo, pretendem “continuar a contribuir para a consolidação e o fortalecimento das potencialidades sociais, ambientais, culturais e económicas, mantendo a visão de a Cercimarante ser uma entidade de referência na economia social pela qualidade das práticas nos serviços prestados e na promoção de uma sociedade mais inclusiva”.

Órgãos Sociais para o quadriénio 2024 – 2027
O ato de tomada de posse foi conduzido pelo presidente da Mesa da Assembleia-Geral cessante, Jorge Pinto, que partilhou algumas palavras com todos/as os/as presentes, e passou o testemunho ao novo presidente da Mesa da Assembleia-Geral, Carlos Norberto Costa que, por sua vez, fez também uma pequena intervenção, com alguns agradecimentos.

O Conselho de Administração é, assim, presidido por Rui Chantre, e a vice-presidência está entregue a Susana Mucha. Como secretária está Vera Silva e como tesoureiro, José Alberto Jesus. Seguem-se os vogais Laetitia Costa, Eduarda Pinheiro, Cláudia Costa, Maria de Fátima Costa, Luciano Gonçalves e, como vogais suplentes, Liliana Azeredo, Mariana Teixeira e Álvaro Oliveira.

Já a Assembleia-Geral é presidida por Carlos Norberto Costa, seguido de Bruno Costa, como vice-presidente, como vogal, Alfredo Branco de Carvalho, e Emília Pereira, como suplente.

O Conselho Fiscal é liderado por Miguel Varejão, seguido da vice-presidente Ana Margarida Fonseca, do vogal José Carlos Gomes Teixeira e da suplente Ana Sofia Cordeiro.