rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Celorico de Basto substitui gás propano por gás natural

Decorre desde segunda-feira, 15 de Janeiro, a instalação do gás natural em Celorico de Basto. Os trabalhos estão a cargo da Sonorgás, empresa que adquiriu a infraestrutura à Galp e passará a partir de agora a explorar a rede de gás no concelho. A autarquia celoricense dá conta, em comunicado, que “os trabalhos decorrem a bom ritmo e dentro do prazo previsto 230 habitações e 25 serviços passarão a contar com esta fonte de energia nas suas casas, empresas e serviços.”

A instalação do gás natural segue os investimentos já realizados pela empresa neste concelho, nomeadamente na construção de dois reservatórios. Alfredo do Rego, responsável pelas infraestruturas de redes de distribuição de gás e coordenador das 6 equipas e 18 funcionários que estão no terreno, considera que “o processo está a decorrer com normalidade e vamos cumprir os prazos com que nos comprometemos. No processo de instalação estamos também a retificar todas as instalações de forma a garantir a segurança da rede e do abastecimento de gás natural ao consumidor final”.
Para Domingos Teixeira, vereador com o pelouro das obras, “este é um avanço importante para as famílias e empresas do concelho, que passarão a contar com uma energia que é neste momento mais barata que qualquer outra, permitindo ainda que os consumidores possam optar pelo mercado regulado ou mercado liberalizado escolhendo a empresa fornecedora que apresente condições mais vantajosas. O gás natural, além de mais barato é mais seguro e mais ecológico, resultando daí benefícios para o consumidor, a nossa comunidade e também para o ambiente”.
A rede de abastecimento de gás natural arrancou na sede do concelho, mas será alargada, a curto prazo, ao polo urbano da Mota e à Vila de Fermil.