rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Celorico de Basto vai passar a ter Polícia Municipal

Foi publicado, em Diário da República, o decreto-lei que determina a criação da Polícia Municipal para Celorico de Basto, com o objetivo de  “manter a tranquilidade e proteger as pessoas”. 
Após uma decisão aprovada em reunião de câmara, em fevereiro deste ano, o concelho de Celorico de Basto vai, assim, criar Polícia Municipal, que terá seis agentes e exercerá as suas competências na área do município.
De acordo com o documento, “a Polícia Municipal de Celorico de Basto é uma corporação vocacionada para o exercício de funções de polícia administrativa e de natureza civil cuja estrutura, organização e hierarquia depende diretamente do presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto”.
O autarca de Celorico, José Peixoto Lima, explicou, aquando da aprovação, por maioria, em reunião do executivo, que “a criação da Polícia Municipal nasce da convicção do executivo do Município de Celorico na necessidade e vantagem de criar esta corporação vocacionada para o exercício de funções de polícia administrativa e de natureza civil”.
José Peixoto Lima esclarece ainda que “o município se debate com um grave problema de falta de recursos humanos na área da fiscalização, pelo que a Polícia Municipal vem preencher esta lacuna”.
Entre as competências desta força de segurança estão “a vigilância de espaços públicos ou abertos ao público, designadamente de áreas circundantes de escolas, a guarda de edifícios e equipamentos municipais e a regulação e fiscalização do trânsito rodoviário e pedonal e do estacionamento de veículos”.
Para além destas funções, a Polícia Municipal passará também a efetuar a fiscalização em zonas de caça municipal, segurança durante a realização de eventos e policiamento de parques e jardins municipais.