rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Presidentes de junta reúnem com autarca celoricense

Decorreu no início do mês de Dezembro, a reunião com presidentes de Junta de Freguesia que “colocou em cima da mesa todos os projetos em execução e os projetos a desenvolver a curto e médio prazo.” O objetivo centra-se em alinhar a melhor estratégia para a execução dos mesmos com estratégias que aumentem a eficiência na execução, revela a autarquia em comunicado.

O presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, assegura que “esta reunião de trabalho tem uma missão concreta e visa colocar todos os dirigentes de freguesia a par dos projetos a desenvolver para que se alinhem diretivas e estratégias concertadas e em uníssono, e se criem as melhores condições para todos os celoricenses, promovendo um desenvolvimento planeado de todo concelho”. José Peixoto Lima diz que é importante, “mais, é essencial que estejamos todos alinhados e direcionados ao mesmo objetivos, a criação das melhores condições para este concelho, no cumprimento de metas e objetivos conferidos por este grupo alargado de programas que a todos envolvem”.

Foram abordados vários assuntos como o programa vale Eficiência, que visa mitigar as situações de pobreza energética e de vulnerabilidade, situação que deve ser analisado por quem está mais próximo das populações. O transporte a pedido, que arranca em janeiro, o alargamento de fibra ótica por todo o concelho, a criação de rede de espaços coworking, a criação de uma rede de ecopontos florestais, foram temas tratados. Na reunião foram ainda abordados outros assuntos como o ponto de situação da ação Presidência Aberta – Aproximar Celorico, da Estratégia Local de Habitação, e do programa Acessibilidade condigna para todos, bem como o plano de beneficiação das estradas municipais que aumentará no próximo ano e, através do qual, se pretende requalificar a rede de estradas municipais de Celorico de Basto, cuja ação se encontra prevista no orçamento e plano para 2024. Nesta reunião ficou assente que as estradas nacionais se mostram num estado de conservação muito deficitário tendo já sido desenvolvidas várias missivas junto das Estradas de Portugal, a requerer a sua intervenção urgente.