rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Procurar

BE propõe criação do Plano Intermunicipal de Mobilidade e Transportes no Cávado e Ave

O Bloco de Esquerda reuniu com a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Ave, a 7 de dezembro, em Guimarães. A delegação composta por elementos da comissão coordenadora distrital Sónia Ribeiro, Joaquim Teixeira e Carlos Machado levou as preocupações do partido como a mobilidade no distrito e nos concelhos abrangidos pela CIM.
“A mobilidade das pessoas e bens é uma questão fulcral para a qualidade de vida das populações. No caso do nosso distrito, que adotou um modelo de crescimento urbano marcado pela profusa suburbanização cada vez mais longínqua da área central de produção de emprego, a questão acresce de importância devido ao contínuo aumento das distâncias percorridas e dos tempos de viagem nas deslocações pendulares entre residência e trabalho. Por outro lado, também assistimos a uma dispersão do território urbanizado salpicado de cidades de pequena e média dimensão com uma cada vez maior assimetria regional no acesso a serviços a bens e serviços.”, consideram.

O Bloco reiterou na reunião que deve ser criado um Plano Intermunicipal de Mobilidade e Transportes (PIMT) das CIM Cávado e Ave, que tenha como principal objetivo a elaboração de um
documento estratégico e operacional que sirva de instrumento de atuação e sensibilização, fomentando a articulação entre os diferentes modos de transporte, bem como a implementação de um sistema integrado de mobilidade e minimização dos custos de investimento e exploração e que constitua uma alternativa à situação de risco social e ambiental decorrente das opções tomadas, em defesa da garantia de sustentabilidade ambiental e da eficiência do sistema de mobilidade no médio e longo prazo.

O BE considera ainda de importância da construção de uma linha ferroviária de direta entre Braga e Guimarães.