rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Munícipio celoricense adquiriu veículo elétrico

Um Veículo de cabine simples dois lugares com caixa de carga aberta, da marca Alkè, é agora do Município do Celorico de Basto , fruto de uma candidatura ao Fundo Ambiental.

O veículo elétrico adquirido recentemente pela autarquia celoricense vai servir de apoio à manutenção da ecopista e em situações excecionais aos jardins municipais. Financiado a 100%, pelo Fundo Ambiental, a viatura tem uma autonomia de 120kms, com carregamento monofásico com fio terra de 6,5horas no máximo. Tem uma capacidade de carga de uma tonelada e capacidade de arrastamento de duas toneladas.

Para José Peixoto Lima, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, “havendo essa possibilidade, obviamente que é objetivo apostar numa alternativa sustentável aos carros de combustão interna. Trata-se de um veículo com funções específicas, direcionado ao apoio à manutenção da nossa ecopista, uma das principais portas de entrada do concelho e que é cada vez mais, uma referência para a comunidade local e para quem nos visita pelas suas características próprias”. O autarca ressalva que “a manutenção dos espaços sempre foi um problema por falta de recursos, uma dificuldade que estamos a solucionar, porque mais importante do que criar de raiz é a preservação dos equipamentos”.