rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

UTAD inaugura uma nova adega-laboratório

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto-Douro investe numa adega mais sustentável.

A UTAD anuncia que vai inaugurar a nova adega a 15 de Novembro, próxima quarta-feira. Trata-se de uma adega-laboratório que a universidade considera ser uma nova valência do seu Centro de Transferência de Tecnologia em Enologia.

Com uma área de 632m², o edifício disponibilizará equipamentos e espaços diferenciados que vão permitir que estudantes e investigadores possam acompanhar os diferentes estágios de produção vínica, desde a fermentação ao estágio (em garrafa, cubas ou barricas), passando pelo engarrafamento.

Com vista ao cumprimento da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, a obra inclui uma Estação de Tratamento de Águas Residuais (Fito-ETAR). Refere ainda a UTAD que “este sistema recorre a uma Solução baseada na Natureza (NbS), conceito de tratamento de águas residuais que abarca estratégias naturais que procuram mitigar as alterações climáticas. Assim, através da recuperação e reutilização do subproduto das rolhas de cortiça, esta Nbs vai permitir que a UTAD possa tratar eficazmente os efluentes gerados durante o processo de vinificação, reutilizando a água residual na irrigação de áreas agrícolas no campus. Para o mesmo fim, será ainda implementado um sistema de aproveitamento de águas pluviais.”

“Esta empreitada de ampliação do edifício de enologia é um marco significativo no contributo da UTAD para o desenvolvimento da viticultura e da enologia na região, firmando-se o compromisso da academia com a sustentabilidade ambiental”, afirma o pró-reitor para o Planeamento, Território e Património, Ricardo Bento.

Esta nova estrutura de apoio ao processo de ensino-aprendizagem na área da enologia vai servir de palco à “Prova dos Novos – UTAD Alumni Wine & Cheese Collection”, um evento que dará a conhecer um quarteto de vinhos e um trio de queijos, produzidos por antigos estudantes da academia transmontana.