rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Presidência Aberta em Moreira do Castelo (c/áudio)

A segunda freguesia a ser visitada pelo executivo camarário celoricense no âmbito da presidência aberta foi Moreira do Castelo.

A reunião de executivos decorreu a 28 de outubro, em Moreira do Castelo. Alexandra Silva que lidera o executivo da junta de freguesia e a restante equipa receberam o autarca José Peixoto Lima e equipa camarária numa reunião onde também estiveram presentes as direções das associações da freguesia de Moreira do Castelo (Viva Moreira, a Pérola e MoreiraMota).
Na reunião dos executivos ficou decidido que no âmbito do PRR a antiga escola primária de Moreira será reabilitada e tornar-se-á a “casa das associações”.
Neste mandato foram realizados 3 muros de suporte, na Rua de Sequeiros e na Rua de Santa Maria. E a curto prazo, serão realizados mais dois muros na Rua da Leira Maior e na Rua de Santa Maria (junto à sede da junta de freguesia). As condições meteorológicas sentidas têm atrasado alguns trabalhos como a pavimentação em betuminoso da Rua Encosta Rilheira e da Travessa do Coto, com as máquinas já no terreno para o arranque dos trabalhos. Será ainda executado o muro da rua da Devesa e colocado o gradeamento no largo em frente ao Cinzas.
Nesta reunião de trabalho foram ainda apresentados os projetos futuros a desenvolver. É prioritário proceder à valorização da Aldeia do Castelo, com enfoque para o Percurso Pedestre PR1, com equipas de limpeza e de manutenção para manter este percurso nas melhores condições de utilização. Prevê-se a repavimentação do alargamento da Estrada Municipal (que liga a Amarante), e a repavimentação da estrada municipal (Devesa- Souto). É objetivo propor à Altice a colocação de Fibra ótica, em pontos notáveis considerando o atraso do programa nacional de cobertura de zonas brancas. Alinhou-se a possibilidade de construção de um ponto de água, que será importante no combate a incêndios florestais e que servirá também como área de lazer para a freguesia. Foi ainda apresentado ponto de situação da Estratégia Local de Habitação. A junta acrescentou alguns pontos que verificou pertinentes nos projetos a desenvolver na freguesia como o Saneamento, a necessidade de finalizar a cobertura da freguesia com água canalizada, a criação de um posto de correios e de um posto ATM, havendo a possibilidade de articular todos os esforços para a criação destes serviços em locais estratégicos e que sirvam um maior número de cidadãos.

Para ouvir abaixo, o autarca celoricense José Peixoto Lima em declarações à RRB após a visita à freguesia de Moreira do Castelo.