rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Avenida em Vila Verde presta homenagem a João Lobo

Inauguração da Avenida Dr. João Lobo perpetua “legado extraordinário de um homem bom” – Júlia Fernandes, autarca de Vila Verde.

Uma das avenidas “mais nobres do concelho de Vila Verde” presta agora homenagem a João Lobo, falecido jurista, escritor, professor, deputado e presidente da Assembleia Municipal.
“É um marco no compromisso de continuarmos a manter viva a memória de um homem bom e perpetuar um legado único e extraordinário de um dos maiores vultos da história do concelho”, afirmou a presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Rodrigues Fernandes, na cerimónia de inauguração da Avenida Dr. João Lobo.
Perante a esposa e familiares, amigos e representantes de instituições ligadas à vida e obra de João Lobo, foi também descerrado um memorial ao homenageado, com os traços do rosto desenhados numa placa em aço corten e que está centrado na rotunda da avenida que liga a Escola Secundária ao Centro Escolar de Vila Verde.
Justificando a escolha do Município para perpetuar o nome de João Lobo na toponímia local, Júlia Rodrigues Fernandes destacou que “esta é uma avenida de grande beleza e inclusiva, liga dois polos de ensino de referência no concelho e veio rasgar estas terras, abrindo novos horizontes de desenvolvimento e de ligação do centro urbano à envolvente rural”.
A cerimónia foi realizada no dia em que se assinalou os 72 anos do nascimento de João Lobo.

João Lobo
Nascido a 14 de Outubro de 1951, em Santa Maria de Mós, concelho de Vila Verde, João Lobo foi detentor de um vasto currículo e reconhecido pelo prestigiado trabalho que desempenhou no campo jurídico, literário, político, social e cultural, com um contributo inestimável pelo engrandecimento do concelho de Vila Verde. Faleceu a 17 de dezembro de 2021, momentos depois de intervir numa cerimónia pública realizada na Biblioteca Municipal Prof Machado Vilela.
João Lobo destacou-se na área da advocacia e na atividade literária, sendo autor de várias obras.
Foi autor de várias obras publicadas de natureza jurídica e literária. A sua última obra, “O Livro de Elisa”, dedicado à sua neta, foi apresentada como uma obra de herança de conhecimento do mundo.
João Lobo é reconhecido como uma das personalidades mais notáveis de Vila Verde.