rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Dia Mundial da Música com concerto de Orgão de Turbos e Canto em Celorico de Basto (c/áudio)

Na Igreja de Carvalho o concerto foi protagonizado pelo tenor Bruno Nogueira, pelo Contratenor, Rui Vieira, e no órgão por Paulo Santiago.

A 1 de outubro, Celorico de Basto celebrou o Dia Mundial da Música.

Um espetáculo que contou com a igreja bem composta para assistir ao concerto protagonizado pelo tenor Bruno Nogueira, pelo Contratenor, Rui Vieira, e no órgão por Paulo Santiago.

O Município de Celorico de Celorico de Basto associou-se à paróquia de S. Miguel de Carvalho e à Junta de Freguesia de Carvalho e Basto Sta. Tecla e celebrou este dia com um concerto de órgão de tubos e canto, na Igreja de S. Miguel de Carvalho. Um dos promotores da iniciativa, o padre Alexandre Sá, revelou à RRB em que constou o concerto de celebração do dia da música.

Um concerto que contou com a apresentação de peças referentes a compositores e movimentos artísticos de épocas distintas. Um espetáculo dividido em 3 quadros com peças como “Allegro Moderato” – pélúdio opus 12n1, de Joseph Surzynsky(1851-1919); “Andante Contabile” da Sonata em Sib maior KV 333, de W.A.Mozart (1756-1791) e “Afferentur regi virginis”/ Ao Rei oferecer-se-ão virgens”, de Luigi Cervi (1869-1916).

“Esta igreja apresenta uma acústica incrível para este género musical. A música clássica tem vindo a ganhar palco neste concelho porque entendemos que a cultura deve ser apresentada nas mais variadas formas para que a nossa comunidade possa ter acesso à mesma” disse Maria José Marinho, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Celorico de Basto presente no concerto. “ Não pretendemos vulgarizar este género de concertos, mas pretendemos ter datas anuais para que a comunidade posso ter um conhecimento mais alargado sobre o género musical sem ter que sair para fora do concelho”.