rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Miguel Esteves Cardoso no Festival Escritaria em Penafiel

A edição deste ano do Festival Escritaria celebra a vida e obra de Miguel Esteves Cardoso.

De 23 a 29 de outubro, Penafiel vai ser a cidade de Miguel Esteves Cardoso, o autor homenageado este ano, “cuja liberdade de pensamento e visão crítica influenciou uma geração de escritores e não só”, considera a autarquia que realiza o evento.

Depois de Urbano Tavares Rodrigues, José Saramago, Agustina Bessa-Luís, Mia Couto, António Lobo Antunes, Mário de Carvalho, Lídia Jorge, Mário Cláudio, Alice Vieira, Miguel Sousa Tavares, Pepetela, Manuel Alegre, Mário Zambujal, Germano Almeida e Ana Luisa Amaral, é agora altura de celebrar a vida e a obra de Miguel Esteves Cardoso (MEC).

A organização promete, para breve, mais novidades, como, por exemplo, os nomes de diversas personalidades que se vão juntar para celebrar MEC. Mas, uma das novidades é, desde logo, o reencontro do autor homenageado, 40 anos após o lançamento do primeiro single (Glória), pela Fundação Atlântica, editora discográfica criada por MEC, com os Sétima Legião, que irão dar um concerto no dia 27 de outubro, sexta feira.

Esta será a 16ª edição da Escritaria, o único festival literário, em Portugal, que se dedica a homenagear um escritor vivo de língua portuguesa.

A saber mais:

MEC nasceu em Lisboa, em 1955, e quis ser escritor desde que se lembra de ler.
Tem duas filhas, Sara e Tristana Esteves Cardoso, e um casamento muito feliz com Maria João Esteves Cardoso.
Foi distinguido, em 2022, com o Grande Prémio de Crónica e Dispersos Literários da Associação Portuguesa de Escritores, e é autor de uma obra que abarca todos os géneros, MEC foi o primeiro influenciador do país, mesmo antes de se falar em influenciadores.
Há mais de quatro décadas que traça o mais original e belo retrato de um dos mais antigos países do mundo, chamado Portugal.