rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Procurar

Fafe quer implementar sistema de georreferenciação social

A autarquia de Fafe apresentou uma candidatura ao PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, para um projeto piloto no âmbito social.

O Município de Fafe apresentou uma candidatura ao PRR – Plano de Recuperação e Resiliência – para a criação da ‘Equipa Radar Social’, um projeto piloto que se pretende implementar no concelho e que representa um investimento de 244 mil euros.

“O projeto consiste na implementação num sistema integrado de georreferenciação social e de capacitação dos territórios para ativação das respostas e otimização dos recursos, permitindo uma maior eficácia à ação das entidades locais, apoiada na noção de desenvolvimento social e integrada numa perspetiva do desenvolvimento local.”, revela a autarquia em comunicado.

O Programa da Rede Social assenta no reconhecimento das diferentes redes de solidariedade locais e pretende constituir-se como um modelo de organização e de trabalho articulado e de parceria. A análise conjunta dos problemas permitirá rentabilizar recursos existentes e assim contribuir para cumprir o objetivo do desenvolvimento social integrado, participado e sustentado dos territórios.

Segundo Antero Barbosa “estas equipas multidisciplinares permitem dar uma resposta mais próxima e eficiente aos problemas sociais que se afiguram e que ganharam uma dimensão maior e mais grave após a pandemia covid-19 e para os quais é muito importante ter uma capacidade de resposta eficiente e a operar em rede.”