rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Meio milhão de pessoas já visitou a Igreja de S.Gonçalo

Desde a sua reabertura ao público regista mais de 500 mil entradas.


A Igreja de São Gonçalo de Amarante registou 500 mil entradas desde a sua reabertura, a 10 de janeiro de 2022. Passados 600 dias da grande obra de recuperação, restauro e valorização, a Paróquia de São Gonçalo partilha “os números expressivos das entradas de um dos monumentos mais visitados entre Douro e Minho e entre litoral e alto-Douro transmontano”: “Chegamos a este número em virtude do fluxo turístico e por força da operação de restauro e valorização implementada nesta belíssima igreja que conta com quase 500 anos. Não menos importante é a devoção popular que se tributa ao santo padroeiro, e o facto de ser um espaço litúrgico e a igreja matriz da comunidade cristã de Amarante”, afirma o padre José Manuel Ferreira.
No ano passado registaram 250 mil visitas, em 2023, até ao fim do mês de setembro, a média mensal registada foi de 27 mil entradas.

Recorde-se que as obras de reabilitação e conservação do monumento e do seu recheio artístico duraram 16 meses. A primeira grande intervenção em 482 anos teve um investimento total de mais de dois milhões de euros com cofinanciamento do Norte 2020 – Programa Operacional Região Norte, em parceria com a Câmara Municipal de Amarante, o acompanhamento técnico da Direção Regional de Cultura do Norte, o apoio da Fundação Manuel António da Mota como mecenas e de toda a comunidade amarantina.