line

BARRA BASTOMEDIA

VERMAIS

XVI Jornadas do AmbienteNo sábado, dia 28, vai realizar-se uma nova edição das Jornadas do Ambiente de Lousada, que este ano tem como tema “Áreas protegidas com gente dentro”. Este tema surge na sequência da recente classificação da Paisagem Protegida Local do Sousa Superior, no Ano Municipal para a Ação Climática – Lousada 2020.

Esta edição das Jornadas do Ambiente vai exclusivamente online, através da plataforma Zoom. As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, e podem ser efetuadas em https://www.cm-lousada.pt/p/jornadasambiente

Neste contexto, e após a recente classificação da Paisagem Protegida Local do Sousa Superior, o Município de Lousada decidiu este ano, Ano Municipal para a Ação Climática – Lousada 2020, dedicar as XVI Jornadas do Ambiente ao tema Áreas Protegidas com Gente Dentro. Durante a manhã vão ser abordadas as perspetivas internacionais com a intervenção de Carol Ritchie, diretora-geral da Federação EUROPARC, cujo tema é “Parks  and people across Europe”, que representa centenas de autoridades e áreas classificadas em mais de 40 países de toda a Europa. A manhã continua com o tema “Gestão, conservação e promoção de áreas protegidas – diálogos ibero-brasileiras, apresentado por Dr. Ricardo Martins do Laboratório da Paisagem, de Guimarães, que vai apresentar as conclusões do Workshop Ibero-Brasileiro sobre Áreas Protegidas, recentemente publicadas em livro. A tarde tem início com as perspetivas nacionais, destacando temas como “A construção de uma área protegida. A Paisagem Protegida Local do Sousa Superior”, apresentado pelo Vereador do Ambiente do Município de Lousada, Dr. Manuel Nunes. Segue-se a “Gestão de áreas protegidas em áreas de elevada densidade populacional” que é o tema apresentado pela Eng.a Maria de Jesus Fernandes, da Direção Regional de Conservação da Natureza e Floresta de Lisboa e Vale do Tejo. A “Gestão transmunicipal de áreas protegidas – O Parque das Serras do Porto” é o tema que a Dra. Raquel Viterbo vai trazer à discussão. A última apresentação da tarde vai estra a cargo da Eng. Clara Fernandes, do Município de Loulé, que vai abordar o tema “Áreas Protegidas Locais e o turismo de massas – As áreas protegidas de Loulé: Rochas da Pena e Fonte Benémola”. A última parte do evento é dedicada à apresentação do quarto volume da Revista LUCANUS – Ambiente e Sociedade. Os participantes vão receber, posteriormente, um exemplar, por correio.

 De acordo com o Vereador do Ambiente, Dr. Manuel Nunes, “face às circunstâncias absolutamente excecionais que enfrentamos, as Áreas Protegidas e o contacto com a natureza e a cultura locais ganham relevância e enfatiza-se a sua importância no cenário de beneficiação da saúde mental e social. Porém, a gestão de áreas protegidas reveste-se de inúmeros desafios, alguns dos quais insuspeitos, desde a própria opinião pública ao financiamento ou às alterações associadas aos ciclos políticos”.

PODCAST-RRB-BUTTON

Espaço Aberto

ESPAÇO ABERTO

Madrugar

Madrugar

Caminho de Emaús na RRB

Caminho de Emaús