slogan

António Sampaio da NóvoaA sessão realiza-se sexta-feira, dia 15, dando início ao ciclo "Conferências Itinerantes 2019", promovido pela SPCE.

A Universidade do Minho acolhe na sexta-feira, dia 15, às 16h00, a palestra "Ciências da Educação: O que ainda precisamos saber?", a cargo de António Sampaio da Nóvoa, professor catedrático da Universidade de Lisboa (UL). Esta iniciativa marca o início do ciclo "Conferências Itinerantes 2019", organizado pela Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE). A sessão de abertura decorre no auditório multimédia do Instituto de Educação (IE), no campus de Gualtar, em Braga, com os discursos do seu presidente José Pacheco e da presidente da SPCE, Isabel Menezes. Segue-se a intervenção do orador convidado, com comentários de Rovênia Borges, doutoranda em Ciências da Educação na UMinho, e moderação de Fernanda Martins, professora do IE e membro da SPCE.

Nascido em Valença (Viana do Castelo) há 64 anos, António Sampaio da Nóvoa é licenciado e doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Genebra (Suíça). Em 2006 completou um segundo doutoramento em História Moderna e Contemporânea pela Universidade de Paris IV - Sorbonne (França). É professor catedrático da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da UL, da qual foi reitor entre 2006 e 2013, embaixador de Portugal junto da UNESCO, membro honorário da European Academic Heritage Network e doutor honoris causa pelas universidades de Brasília (Brasil), do Algarve e Lusófona. Foi candidato às eleições presidenciais de 2016, consultor para a Educação do chefe de Estado Jorge Sampaio, presidente da Associação Internacional de História da Educação, além de ter lecionado em mais de 30 universidades do mundo, incluindo EUA, Canadá, Finlândia, Reino Unido e Brasil. Agraciado com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública em Portugal e o grau de Comendador da Ordem de Rio Branco no Brasil, Sampaio da Nóvoa já publicou mais de uma centena de trabalhos científicos.

PODCAST-RRB-BUTTON

Publicidade

Caminho de Emaús na RRB

Caminho de Emaús

Clube de Amigos RRB

Clube de Amigos