slogan

António Pinto MonteiroO fundador número um da Cercimarante, António Pinto Monteiro, que foi distinguido, no passado dia 08 de junho, pelo Parlamento Europeu (PE) com o Prémio Cidadão Europeu 2018, em representação de Portugal juntamente com a Fundação Francisco Manuel dos Santos, irá ser homenageado em cerimónia pública, em Amarante, marcada para o dia 22 de setembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelas 17h00.

O objetivo desta iniciativa passa por honrar e reconhecer o cidadão que, ao longo de mais de 40 anos, se dedicou a muitas causas sociais e aos mais desfavorecidos. Já a sessão solene oficial de entrega do Prémio Cidadão Europeu 2018, a todos os vencedores europeus, provenientes de 26 Estados-Membros da União Europeia, decorrerá em Bruxelas, a 9 e 10 de outubro próximo. Aquando da atribuição deste prémio "totalmente inesperado", revelou estar "orgulhoso, feliz e de coração cheio": "estou de coração cheio por tudo aquilo que fiz por aqueles que mais precisavam. Mas estou, igualmente, feliz por perceber que este prémio, e este reconhecimento, projetam Amarante e o nosso país além-fronteiras, no âmbito de uma área tão importante como é a da Economia Social". António Pinto Monteiro destacou-se pela sua dedicação a causas sociais, em particular com crianças/jovens com deficiência, vítimas de maus-tratos ou em situação de pobreza. Em 1980, por exemplo, com o apoio de uma rede de contactos que estabeleceu a nível europeu, fundou a Cercimarante, Cooperativa de Solidariedade Social que se tornou um modelo a nível nacional. Para além da Cercimarante, António Pinto Monteiro fundou, igualmente, a Associação A Terra dos Homens, o Infantário-Creche "O Miúdo", e um Centro de Dia, em São Gonçalo. Em 2011, foi um dos entrevistados de "Portugueses Extraordinários", programa de reportagens da RTP1, sobre pessoas que se destacaram em Portugal, nas mais diversas áreas.

O PE atribui, anualmente, desde 2008, o Prémio do Cidadão Europeu a cidadãos ou organizações que se tenham distinguido por atividades que promovam um melhor entendimento mútuo, e uma maior integração entre os cidadãos dos Estados-Membros, ou que facilitem a cooperação transfronteiriça na União Europeia, ou ainda que consubstanciem os valores consagrados na Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia.

PODCAST-RRB-BUTTON

Publicidade

Madrugar

Madrugar

Caminho de Emaús na RRB

Caminho de Emaús

Clube de Amigos RRB

Clube de Amigos