slogan

Ordem dos NutricionistasA Bastonária da Ordem dos Nutricionistas, Alexandra Bento, vai iniciar um périplo pelo país para fazer um levantamento da realidade profissional dos nutricionistas, pretendendo conhecer, de forma aprofundada, o seu contexto real de trabalho.

Sob o tema "Nutricionista no Serviço Nacional de Saúde (SNS)", este périplo tem início já amanhã, 17 de abril, pelas 09h00, com uma reunião com o Presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo, Luís Pisco.

A reunião decorrerá nas instalações da ARS de Lisboa e Vale do Tejo (Av. Estados Unidos da América 77, Lisboa), sendo prestadas declarações aos jornalistas no final do encontro. Recorde-se que é exatamente na região de Lisboa e Vale do Tejo onde se verifica um maior défice de nutricionistas no SNS, destacando-se que nos cuidados de saúde primários existem apenas 7 profissionais para mais de 3,6 milhões de utentes. Dos 55 Agrupamentos de Centros de Saúde de Portugal continental, 15 não integram nutricionistas, 12 dos quais pertencem à ARS Lisboa e Vale do Tejo. No mesmo dia, Alexandra Bento fará ainda uma visita a diferentes centros hospitalares e um Agrupamento de Centros de Saúde da região. No final deste périplo, será elaborado um retrato sobre a realidade dos nutricionistas nas Instituições visitadas. A iniciativa, designada por "Ciclo de Visitas da Bastonária da Ordem dos Nutricionistas", vai decorrer de abril a novembro e passará por mais de 40 instituições de norte a sul do país, incluindo ilhas. Nas várias zonas a visitar, serão abordados diferentes temas relacionados com as áreas de atuação do nutricionista. Recorde-se que existem apenas 416 nutricionistas no SNS: nos Cuidados de Saúde Primários há um rácio de 86 mil utentes por nutricionista, sendo que o rácio proposto pela Ordem dos Nutricionistas é de 20 mil utentes por nutricionista; já nos Cuidados de Saúde Hospitalares, 97 camas por nutricionista, sendo que o rácio proposto é de 50 a 75 camas por nutricionista.

Programa:

Dia 17 de abril (terça-feira)

09h00: 10h00 | Reunião com o Presidente da Administração Regional de Lisboa e Vale do Tejo

13h00: 15h00 | Visita ao Centro Hospitalar de Setúbal

15h30: 16h30 | Visita ao Agrupamento de Centros de Saúde da Arrábida

17h00: 19h00 | Visita ao Centro Hospitalar Barreiro Montijo

Dia 18 de abril (quarta-feira)

09h00: 11h00 | Visita ao Centro Hospitalar Lisboa Ocidental, EPE (Hospital Francisco Xavier)

11h30: 15h00 | Visita ao Centro Hospitalar Lisboa Norte, EPE (Hospital Santa Maria)

16h00: 17h30 | Visita ao Centro Hospitalar Lisboa Central, EPE (Hospital São José)

PODCAST-RRB-BUTTON

Publicidade

Caminho de Emaús na RRB

Caminho de Emaús