slogan

Optimus SchoolAmarante foi a cidade escolhida pelo projeto "Optimus School" para receber a versão teste deste formato educativo inovador, que tem origem no Brasil, e assenta em três áreas de conhecimento: programação, robótica e arte.

No atual contexto de crise pandémica, esta ferramenta de ensino à distância assume ainda mais relevância para a comunidade educativa. Com uma abordagem não formal, de vanguarda, os professores da "Optimus School" lançam desafios aos alunos, ajustando as matérias e os conteúdos programáticos, apoiando o aluno na gestão da intensidade na aprendizagem, nomeadamente no percurso que escolhe fazer.

"Temos como objetivo proporcionar aos nossos jovens projetos educativos de vanguarda e experiências únicas de desenvolvimento. Neste contexto, é uma grande motivação termos projetos de sucesso que nos seus processos de internacionalização olham para Amarante como destino privilegiado. Esta experiência permite-nos ainda testar e validar conceitos diferentes e que poderão ser uma aposta de futuro", afirma o vereador do Empreendedorismo e Inovação e Juventude, André Costa Magalhães.

Com a fase de teste a chegar ao fim, a diretora do Departamento de Estratégia, Desenvolvimento e Inovação da "Optimus School", Cristina Costa-Lobo, faz o balanço: "Foram semanas produtivas, com potenciação de habilidades cognitivas e treino de criatividade. Terminarmos esta jornada online, motiva-nos para a aproximação a Amarante."

Ativo desde o início de julho, o projeto conta com a participação de oito alunos das escolas de Amarante, com idades compreendidas entre os 11 e os 13 anos. Potenciando habilitações e treinando competências em diferentes áreas – criatividade, pensamento crítico, raciocínio lógico, inteligência emocional, empreendedorismo, liderança, cooperativismo, habilidades motoras e visão computacional – a "Optimus School" possibilita aos alunos, de Amarante e de Portugal, o acesso a conteúdos World Class de tecnologia, Ciência e Artes.

Escolhida para ser a incubadora deste projeto, por ser Cidade Criativa da UNESCO, Amarante, que é também a sede do pólo IESF_Amarante da Red Internacional de Escuelas Creativas, associa-se à "Optimus School" confiante na continuidade e implantação do projeto em Portugal.

PODCAST-RRB-BUTTON

Publicidade

Madrugar

Madrugar

Caminho de Emaús na RRB

Caminho de Emaús

Covid 19 - Recomendações

Medidas de prevenção:

. distanciamento social;

. etiqueta respiratória:

. o tapar o nariz e a boca quando espirrar ou atirar, usar um lenço de papel ou o braço, NUNCA com as mãos;

. o deitar o lenço de papel no lixo;

. lavar como mãos sempre que se associar, espirrar ou atirar;

. lavar frequentemente como mãos com água e sabão ou uma solução à base de álcool;

. ou evitar contato próximo com dores com infeções respiratórias.

A Direção-Geral da Saúde não recomenda o uso de máscara de proteção individual por pessoas sem sintomas.

A utilização correta das máscaras é recomendada apenas para:

• pessoas doentes;

• suspeitas de infração por COVID-19:

• profissionais que prestam cuidados médicos suspeitos de infração por COVID-19:

O que devo fazer se tiver tido contato próximo com uma pessoa infetada?

Os seguintes sintomas (febre, tosse ou dificuldade respiratória) devem:

• ligar para o SNS 24 - 808 24 24 24 e seguir como instruções dadas;

• evitar estar próximo de pessoas;

Se não tiver sintomas (febre, tosse ou dificuldade respiratória), deve:

• evitar estar próximo de pessoas durante 14 dias;

• medir a temperatura 2 vezes por dia;

 

Siga sempre todas as indicações das autoridades de saúde, nomeadamente a Direção Geral de Saúde, o Serviço Nacional de Saúde, a Organização Mundial de Saúde e as autoridades locais.