slogan

CLDS-4G mondimO município de Mondim de Basto aprovou o programa CLDS-4G com um orçamento total de 486 mil euros para investir em no emprego, envelhecimento ativo, formação profissional e intervenção familiar.

O programa é cofinanciado pelo POISE (Programa Operacional Inclusão Social e Emprego), Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu, promovido pela Câmara Municipal de Mondim de Basto, tem como entidade coordenadora local da parceria a Associação Aldeias de Mondim, sediada em Vilarinho.

Este programa pretende ser um instrumento para a construção de elos de solidariedade, promoção humana e autonomia, possibilitar o surgimento de oportunidades, espaços de inclusão social e valorização e, ainda, contribuir para o despertar de uma consciência crítica. Terá a duração de 36 meses e vai abranger todo o concelho de Mondim de Basto e conta com uma equipa técnica multidisciplinar no terreno, que vai atuar junto da comunidade, numa intervenção de proximidade, realizada em parceria e congregando os agentes e os recursos localmente disponíveis.

Devido à situação de pandemia que se vive atualmente, e dando cumprimento ao objetivo maior deste programa, a Equipa privilegiará o apoio social aos grupos mais vulneráveis, nesta que é uma prioridade do combate aos efeitos da pandemia do COVID-19, mas também à pobreza e exclusão social.

A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto disponibiliza aos pais e encarregados de educação dos alunos com escalão A da Ação Social Escolar e, ainda, aos trabalhadores de serviços essenciais, refeições para os filhos que frequentam a educação pré-escolar e o ensino do 1º ciclo.

Através do Contrato Local de Desenvolvimento Social – 4ª Geração, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e a Basto Vida, em articulação com as Juntas de Freguesia e com as IPSS's, está em condições de acorrer a situações de emergência social. Assim, tem disponível vários apoios, entre eles, psicológico, social, segurança, bem como o acesso a bens de primeira necessidade e medicamentos. Esta medida de apoio social pretende dar resposta às necessidades emergentes que venham a ser sentidas pela população em situação de maior vulnerabilidade, mais concretamente pelos idosos e outros grupos de risco. Trata-se de apoios complementares ao excelente trabalho que as Juntas de Freguesia e as Instituições Particulares de Solidariedade Social estão a desenvolver em cada das suas áreas de atuação.

PODCAST-RRB-BUTTON

Publicidade

Madrugar

Madrugar

Caminho de Emaús na RRB

Caminho de Emaús

Clube de Amigos RRB

Clube de Amigos