slogan

Visita alunosOs alunos do 4º Ano do ensino Básico de Celorico de Basto viositaram a Igreja do Divino Salvador de Ribas, a Igreja de Santa Maria de Veade e a Igreja do Divino Salvador de Fervença.

De acordo com Emilia Machado, técnica da Rota do Românico, "este é o projeto pedagógico inserido no serviço educativo da Rota direcionado às crianças do 4º ano do ensino básico. O mesmo foi apresentado ao Município e ao Agrupamento em Julho por forma a, no arranque do ano letivo, constar no plano curricular ou nas atividades propostas para as crianças desse ano de estudos. O Projeto decorre durante todo o dia com dois momentos específicos. Durante a manhã em contexto sala de aula onde abordamos a história e a formação de Portugal, as características do Românico e a Rota do Românico. À tarde visitamos um monumento integrado na Rota do românico o mais próximo possível da escola, onde lhes mostramos as características do românico".

No concelho de Celorico de Basto, o Românico é um estilo arquitetónico muito marcante como nos referiuu o Vereador da Educação e Cultura do Município de Celorico de Basto, existem "características marcantes do Românico pelo nosso território, com grande visibilidade nas igrejas e no Castelo de Arnoia, mas existem outros monumentos no concelho com muitas referências deste período como é o caso do Mosteiro de S. Bento de Arnoia" disse o autarca que olha para este projeto como uma forma positiva de dar a conhecer o "património edificado, as marcas do românico, a nossa história, para que a mesma se perpetue e se preserve da melhor forma, porque é a marca da nossa identidade. Apoiamos este tipo de iniciativas porque é nas escolas, com os mais jovens, que deve ser incutido o gosto pela património, este saber conhecer e saber valorizar".

PODCAST-RRB-BUTTON

Publicidade

Madrugar

Madrugar

Caminho de Emaús na RRB

Caminho de Emaús

Clube de Amigos RRB

Clube de Amigos