slogan

Pinto Monteiro em BruxelasO fundador número um da Cercimarante, António Pinto Monteiro, recebeu, a 09 de outubro, no Parlamento Europeu (PE), em Bruxelas, pelas mãos da vice-presidente, a Chanceler Sylvie Guillaume, o diploma do Prémio do Cidadão Europeu 2018, em representação de Portugal, juntamente com a Fundação Francisco Manuel dos Santos.

"Não ando atrás de prémios, mas, naturalmente, acolho-o de bom grado e, mais do que isso, acredito que pode servir de alento para novas oportunidades para as Instituições", sublinhou o Cidadão Europeu António Pinto Monteiro, para quem esta distinção "foi totalmente inesperada". E prossegue: "As pessoas vão, mas as Instituições perduram. É, por isso, que este prémio representa muito". Esta cerimónia de entrega do diploma contou, igualmente, com os restantes vencedores europeus, provenientes de 26 Estados-Membros da União Europeia. O PE atribui, anualmente, desde 2008, o Prémio do Cidadão Europeu a cidadãos ou organizações que se tenham distinguido por atividades que promovam um melhor entendimento mútuo, e uma maior integração entre os cidadãos dos Estados-Membros, ou que facilitem a cooperação transfronteiriça na União Europeia, ou ainda que consubstanciem os valores consagrados na Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia. António Pinto Monteiro destacou-se pela sua dedicação a causas sociais, em particular no trabalho com crianças/jovens com deficiência, vítimas de maus-tratos ou em situação de pobreza. Em 1980, com o apoio de uma rede de contatos que estabeleceu a nível europeu, fundou a Cercimarante, Cooperativa que se tornou um modelo a nível nacional. Para além da Cercimarante fundou, igualmente, a Associação A Terra dos Homens, o Infantário-Creche "O Miúdo", e um Centro de Dia para idosos, em São Gonçalo.

Os signatários da candidatura a este prémio europeu, os eurodeputados Francisco Assis, Liliana Rodrigues, Manuel dos Santos e Carlos Zorrinho, salientaram também que, "ao longo de 40 anos, António Pinto Monteiro empenhou-se em promover a solidariedade intraeuropeia, promovendo a troca de experiências de profissionais provenientes de vários Estados europeus".

PODCAST-RRB-BUTTON

Publicidade

Madrugar

Madrugar

Caminho de Emaús na RRB

Caminho de Emaús

Clube de Amigos RRB

Clube de Amigos