slogan

PIICIEA Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa), em parceria com os 11 municípios que a integram, vai implementar, durante os próximos três anos letivos, o Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE) do Tâmega e Sousa.

Este Plano, designado de TâmegaSousa Educa, corporiza o desafio de promover o desenvolvimento integrado do Tâmega e Sousa, tendo na educação uma das forças motrizes para o cumprimento desta missão.

A apresentação oficial do TâmegaSousa Educa vai realizar-se na próxima segunda-feira, dia 1 de outubro, às 14h00, no Auditório Municipal de Lousada, e conta com a presença do Secretário de Estado da Educação, Dr. João Costa.

A abertura oficial da cerimónia vai ser presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Lousada, Dr. Pedro Machado, ao qual se junta o Dr. Jorge Nunes, da Comissão Diretiva do Programa Operacional Regional NORTE 2020, Dr. José Cortes Verdasca, Coordenador da Estrutura de Missão do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar, o Presidente do Conselho Intermunicipal da CIM do Tâmega e Sousa, Dr. Armando Mourisco, o Primeiro-Secretário da CIM do Tâmega e Sousa, Dr. Telmo Pinto, e a Coordenadora do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do Tâmega e Sousa, Dra. Olga Melo.

Com uma abordagem educativa integrada e inovadora, e permanentemente assente na tríade escola-aluno-família, o TâmegaSousa Educa [acreditamos em ti], que vai ser implementado já neste ano letivo, envolverá, em cada ano, cerca de 50 mil alunos de um total de 38 agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas e escolas profissionais do Tâmega e Sousa.

O TâmegaSousa Educa [acreditamos em ti] inclui mais de 40 atividades anuais, dirigidas a todos os ciclos de ensino, do pré-escolar ao secundário, nas áreas das artes, do desporto, das ciências e da tecnologia, do pensamento e cidadania e da psicologia e orientação vocacional. Uma das premissas do TâmegaSousa Educa [acreditamos em ti] é também a partilha constante de boas práticas e experiências junto dos líderes educativos do território – diretores, professores e pais e encarregados de educação –, capacitando-os para a problemática do insucesso escolar.

O TâmegaSousa Educa [acreditamos em ti] é um projeto cofinanciado pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu. Revela a autarquia de Lousada em comunicado que, "o Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar implica um investimento de 700 mil euros no concelho de Lousada a ser realizado nos próximos três anos, financiado a 85% pelo Fundo Social Europeu. O objetivo passa por promover a melhoria do sucesso educativo dos alunos, reduzir as saídas precoces do sistema educativo, combater o insucesso escolar."

O Município, em colaboração com os agrupamentos de escolas do concelho, vai implementar um conjunto significativo de atividade e ainda vai ser adquirido material para apetrechar as escolas do 1.º ciclo, como instrumentos musicais, equipamento laboratorial, jogos didáticos, material para programação e robótica, entre outros.

Vão ser desenvolvidos projetos como Filosofia para Crianças, Iniciação à Programação/Robótica e ainda Oficinas de Teatro Escolar, de Animação, de Arte Pública, de Escrita Criativa, entre outros. As aulas de Mandarim, gratuitas em horários pós letivo, vão continuar assim como, as diferentes iniciativas de orientação vocacional como a realização do Sagaz e atividades de promoção do empreendedorismo. Para os alunos do pré-escolar, que frequentam o prolongamento de horário, regressam as aulas de atividade físico-desportiva.

O Plano apresenta ainda um conjunto de iniciativas direcionadas para a formação e troca de experiências entre os diferentes intervenientes da comunidade educativa.

PODCAST-RRB-BUTTON

Publicidade

Madrugar

Madrugar

Caminho de Emaús na RRB

Caminho de Emaús

Clube de Amigos RRB

Clube de Amigos