slogan

Socialistas visitam a unidade de Internamento Pública de Cabeceiras de BastoOntem, deputados socialistas visitaram a Unidade de Internamento Pública de Cabeceiras de Basto, gerida pelo Hospital de Guimarães.

Esta Unidade de Internamento, depois de cerca de 4 anos de suspensão, voltou a ter inscritas na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados 11 camas para internamentos de Curta Duração (até 30 dias) na sequência da publicação do despacho conjunto da Secretaria de Estado do Orçamento, da Secretaria de Estado da Segurança Social e da Secretaria de Estado Adjunta e da Saúde, de 29 de dezembro de 2017. Este despacho estabelecia a celebração de contratos-programa com as entidades integradas ou a integrar na referida Rede, no âmbito do funcionamento e implementação da mesma, como era o caso de três unidades em Cabeceiras de Basto, designadamente esta Unidade Pública. Até ao momento, a Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte ainda não criou condições para a assinatura do referido protocolo com o Hospital de Guimarães, não tendo, por isso, ao fim de 8 meses, sido posta em prática a decisão do Governo.

A Unidade de Internamento Pública de Cabeceiras de Basto continua, assim, a ser apenas uma "unidade de retaguarda" do Hospital de Guimarães. A autarquia cabeceirense refere ainda que o concelho foi contemplado, por aquele despacho, com a criação de 50 novas camas integradas na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados. Para além das 11 camas atribuídas à Unidade de Internamento Pública de Cabeceiras de Basto, cujo protocolo, tal como já se disse, não foi ainda efetivado, a Régie Cooperativa Basto Vida já tem em funcionamento 30 camas na Unidade de Cuidados Continuados Integrados a Pessoas Dependentes de Média Duração e Reabilitação, enquanto que a Santa Casa da Misericórdia de S. Miguel de Refojos viu esta resposta alargada a mais 9 camas, já disponíveis, na sua Unidade de Cuidados Continuados Integrados de Longa Duração e Manutenção.

PODCAST-RRB-BUTTON

Publicidade

Caminho de Emaús na RRB

Caminho de Emaús