slogan

25 de abril em Cebeceiras de BastoComemorações do 25 de Abril arrancaram na noite de sexta-feira passada com a tertúlia sobre o antifascista José Guilherme de Sousa.

O programa arrancou a 20 de abril, com a tertúlia 'José Guilherme de Sousa - Transição da ditadura para a democracia em Cabeceiras de Basto' a decorrer na Casa do Tempo. A iniciativa contou com a participação especial do escritor José Manuel Mendes, do presidente da Assembleia Municipal Eng. Joaquim Barreto, da Dra. Cristina Azevedo e do Dr. Raúl Peixoto, que será moderada pelo bisneto da personalidade em questão, Guilherme de Sousa.

José Guilherme de Sousa (1918 - 1991), natural do Arco de Baúlhe, foi uma figura marcante na história da luta antifascista em Cabeceiras de Basto e no país. Combateu o regime de Salazar por mais de 20 anos enquanto militante do Movimento Democrático Português (MDP) e, mais tarde, do MDP-CDE.

De salientar, ainda, que a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, em 1999, homenageou a título póstumo José Guilherme de Sousa, atribuindo-lhe a Medalha de Mérito Público - Grau Ouro, celebrando-se, neste ano de 2018, o centenário do seu nascimento. No dia 24, como vem sendo habitual, realiza-se o Jantar Comemorativo do 25 de Abril, organizado pela ADIB - Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto. No dia 25 de abril, dia de Feriado, o dia será dedicado a diversas iniciativas políticas, culturais e desportivas, com destaque para a Sessão Solene da Assembleia Municipal. Pelas 9h30 do dia 25, no Parque do Mosteiro, arrancam as provas desportivas organizadas pela ADIB e às 10h45 tem lugar no edifício dos Paços do Concelho o Hastear da Bandeira Nacional com guarda de honra pela Fanfarra dos Bombeiros Voluntários Cabeceirenses. Pelas 11h00 na Sala de Sessões da Assembleia Municipal realiza-se a Sessão Solene da Assembleia Municipal, seguida da entrega de prémios das Provas Desportivas, a partir das 12h30 no Parque do Mosteiro. Às 15h00 será inaugurada a 'Pintura Mural' produzida pelo CTCMCB - Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto no Centro Escolar Padre Dr. Joaquim Santos, sito na Alameda Camilo Castelo Branco.

As Comemorações Municipais do 25 de Abril encerram no dia 25 de abril com um magnífico Concerto da Banda Cabeceirense, a partir das 16h30, nos Claustros do Mosteiro, em caso de bom tempo, ou no Auditório da Casa da Juventude, em caso de mau tempo.

PODCAST-RRB-BUTTON

Publicidade

Madrugar

Madrugar

Caminho de Emaús na RRB

Caminho de Emaús

Clube de Amigos RRB

Clube de Amigos