slogan

Lousada apresenta projeto piloto no PNFFA Câmara Municipal de Lousada integra um projeto piloto no âmbito do Plano Nacional de Formação Financeira (PNFF).

O projeto surge através da CIM-Tâmega e Sousa, que firmou um protocolo com a Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) que se junta ao Banco de Portugal, à Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e à Comissão de Mercados de Valores Imobiliários, no sentido melhorar os conhecimentos e comportamentos financeiros da população em geral, tendo em atenção as necessidades específicas.

Assim, no passado dia 2 de novembro decorreu a Formação Financeira no Espaço AJE. A cerimónia contou com a presença do Presidente da CCDR-N, Prof. Doutor Fernando de Sousa, que evidenciou a "importância que os cidadãos estejam esclarecidos acerca da temática financeira. Assim, conseguem ser mais exigentes e diligentes".

 

Ação de Formação para aumentar literacia financeira

A ação de formação, que teve como destinatários os técnicos de área social do concelho de Lousada, dividiu-se em dois momentos. Na primeira parte foram apresentados os temas "Serviços Mínimos Bancários" e "Crédito Responsável", pelo Dr. Pedro Dias, do Banco de Portugal, "Preparar a reforma", pela Dra. Lucélia Fernandes da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões.

A tarde foi dedicada aos temas "Planear o orçamento" e a "Importância da Poupança", apresentados pela Dra. Inês Cardoso e pela Dra. Cristina Ferreira, técnicas da Câmara Municipal de Lousada.

Com esta iniciativa a autarquia pretende melhorar e aprofundar os conhecimentos, atitudes e capacidades financeiras, bem como apoiar a inclusão financeira. É ainda objetivo dotar os técnicos da área social do Concelho de informações no âmbito do desenvolvimento de hábitos de poupança, promoção do recurso responsável ao crédito e criação de hábitos gerais de precaução. Acresce ainda reforçar conhecimentos financeiros na área empresarial e promover mecanismos e estratégias de financiamento ao investimento.

Desta forma, a aplicação deste protocolo permite acesso a entidades e ferramentas que ajudam aumentar a literacia financeira das populações e que promovem o crescimento económico inclusivo do território.

PODCAST-RRB-BUTTON

Publicidade

Madrugar

Madrugar

Caminho de Emaús na RRB

Caminho de Emaús

Clube de Amigos RRB

Clube de Amigos