slogan

Lousada - Hábitos saudáveis e novos equipamentos informáticos nas escolasNo início de mais um ano letivo muitas são as crianças e jovens regressam às escolas. O Município assegura a gestão e o funcionamento de 29 refeitórios localizados nas diferentes escolas do 1.º ciclo e ensino pré-escolar, onde cerca de 2000 alunos almoçam diariamente.

A promoção de hábitos saudáveis é uma das prioridades contemplada nos menus selecionados que incluem, diariamente, a sopa de legumes, o peixe e a carne, de modo alternado, e ainda a fruta que está sempre presente.

Assim, a autarquia conta com a colaboração da nutricionista do Centro de Saúde de Lousada, no sentido de rever a ementa e modificando alguns dos menus, privilegiando sempre os alimentos mais saudáveis.

O valor da refeição para os alunos é de 1,46 euros beneficiando de isenção ou redução do pagamento os que usufruem de escalões de abono de família 1 ou 2.

A autarquia oferece aos alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo um lanche diário, onde se inclui o leite escolar e ainda um pão com manteiga, fiambre, queijo ou compota. O horário para disponibilizar este lanche é escolhido por cada estabelecimento de ensino, podendo ser no intervalo da manhã ou da tarde. Caso seja necessário, existe ainda a possibilidade efetuar reforços alimentares no pequeno-almoço dos mais novos.

Aos alunos do 1.º ciclo é distribuída, duas vezes por semana, uma peça de fruta, com a finalidade de criar hábitos alimentares saudáveis e corretos. A autarquia decidiu alargar esta medida aos alunos do pré-escolar assumindo a totalidade dos custos.

A autarquia tem também em consideração as crianças que têm alguma intolerância alimentar, tendo ementas alternativas.

Ainda no âmbito das parcerias existentes com o Centro de saúde de Lousada foram realizados ações de formação com as funcionárias das escolas que manuseiam os alimentos tenham mais conhecimentos e competências.

 

Novos equipamentos informáticos nas escolas

Com o início do ano escolar as escolas recebem também novo equipamento informático para professores e alunos.

Foram investidos 180 mil euros para que cada escola tenha dois computadores por sala, um na sala do jardim-de-infância e também na sala dos professores.

Ainda neste seguimento estão a ser substituídos os quadros interativos que não se encontram em bom estado.

PODCAST-RRB-BUTTON

Publicidade

Madrugar

Madrugar

Caminho de Emaús na RRB

Caminho de Emaús

Clube de Amigos RRB

Clube de Amigos