slogan

PlanoMunicipaldeEmergênciadeProteçãoCívilFoi apresentado e aprovado em reunião no salão nobre dos Paços do Concelho, o PMEPC, Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil, junto de todos os elementos que integram a Comissão Municipal.

Este plano é um documento formal no qual se encontram definidas as orientações relativamente ao modo de atuação dos vários organismos, serviços e estruturas a empenhar em operações de proteção civil. O documento contempla a Cartografia de Suporte às Operações de Emergência de Proteção Civil e o Programa de Medidas a Implementar para a Prevenção e Mitigação dos Riscos Identificados e para a Garantia da Manutenção da Operacionalidade do plano.

O Presidente da Proteção Civil de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva, disse que é preciso trabalhar na antecipação para evitar situações graves e muitas vezes, trágicas. "Procuramos trabalhar sempre, por forma a evitar que situações de risco aconteçam e coloquem as populações em perigo mas sabemos que somos incapazes de controlar tudo por isso, temos que estar preparados para um cenário mais difícil, de tragédia/catástrofe com uma capacidade de decisão e resposta céleres e eficientes" disse.

O PMEPCCB deve ser regularmente treinado através de exercícios que têm como finalidade testar a sua operacionalidade, manter a prontidão e assegurar a eficiência de todos os agentes de proteção civil e garantir a manutenção da eficácia do plano e das organizações intervenientes.

Em conformidade com o disposto no n.º 3 do artigo 8.º da Resolução n.º 30/2015, de 7 de maio de 2015, o PMEPCCB deve ser objeto de exercícios com periodicidade máxima de dois anos.

Quanto à natureza, os exercícios de proteção civil poderão assumir as seguintes tipologias: exercícios de decisão [table-top (TTX)], exercícios de postos de comando [Command Post Exercises (CPX)] ou exercícios à escala real [Live Exercises (LIVEX)].

As medidas a executar por este plano são de natureza estrutural e não estrutural.

Genericamente, este plano tenta dar resposta a eventuais situações de risco extremo, como são os casos de cheias e inundações, secas, vagas de frio, neve e gelo, degradação dos solos, incêndios florestais, urbanos e industriais, acidentes de transportes com substâncias perigosas, estratégias de mitigação e acidentes em estabelecimentos comerciais industriais.

PODCAST-RRB-BUTTON

Publicidade

Madrugar

Madrugar

Caminho de Emaús na RRB

Caminho de Emaús

Clube de Amigos RRB

Clube de Amigos