slogan

fafe camara municipalO Município de Fafe subiu, em relação ao ano anterior, 64 lugares no Ranking do Índice de Transparência Municipal (ITM) e é, agora, um dos melhores classificados do distrito de Braga, ocupando a 4ª posição só atrás de Vizela, Guimarães e Vila Nova de Famalicão.


O estudo feito pela Transparência e Integridade Associação Cívica (TIAC) - organização não-governamental cuja principal função é o combate à corrupção - tem como objetivo medir o índice de transparência das autarquias, através de uma análise detalhada à informação disponibilizada na web sites de cada município, e, igualmente, dar indicações sobre as áreas a reformar.A análise dos dados dos 308 municípios coloca Fafe no primeiro terço da tabela a nível nacional pois o concelho de Fafe passa da posição 156 para a 92.

O ITM é composto por 76 indicadores que estão distribuídos por sete grandes dimensões: Informação sobre a Organização; Composição Social e Funcionamento do Município; Planos e Relatórios, Impostos, Taxas, Tarifas, Preços e Regulamentos; Relação com a Sociedade; Contratação Pública; Informação Económico-Financeira; e Transparência na Área do Urbanismo. De entre as várias dimensões analisadas, destaque-se a "Informação Económico-Financeira", que é a área em que o Município de Fafe recolhe maior pontuação, no que à transparência diz respeito. Raúl Cunha salienta a importância deste estudo para a confiança dos munícipes e relembra o impacto positivo que este tipo de notícias tem na relação com a sociedade. "É, claramente, uma notícia que deve deixar orgulhosos os fafenses. Sempre defendi a transparência dentro do município, porque entendo que os cidadãos precisam de sentir confiança no que fazemos. É um dever da autarquia fornecer o máximo de informação possível aos seus munícipes e mantê-los atualizados de todas as ações que levamos a cabo porque, afinal de contas, é para eles que trabalhamos. As conclusões da avaliação do Índice de Transparência Municipal são igualmente cruciais do ponto de vista económico, na medida em que qualquer empresário prefere investir numa cidade cujo município dá prioridade à transparência das suas ações. Criam-se, no fundo, condições de confiança no desenvolvimento de parcerias, que o Município estabelece. A dimensão com maior pontuação é mesmo a "Informação Económico-Financeira", que só sublinha a preocupação da Câmara Municipal de Fafe na prestação de contas aos fafenses. O ano passado os resultados foram pouco simpáticos porque a avaliação tinha sido feita com base no site antigo do município situação que, entretanto, também alterámos. "

________________________________________

PODCAST-RRB-BUTTON

Publicidade

Madrugar

Madrugar

Caminho de Emaús na RRB

Caminho de Emaús

Clube de Amigos RRB

Clube de Amigos