slogan

Campeonato do Mundo de Rallycross em MontalegreÉ já este fim de semana que Montalegre acolhe mais uma prova do Campeonato do Mundo de Rallycross. O circuito internacional volta a ser palco de um evento à escala mundial. O peso desta noticia para o concelho pode ser avaliado pelos países, cidades e circuitos que figuram neste fantástico evento. Recorde-se que Montalegre tem garantida a prova portuguesa até 2022.

A lista de inscritos para a segunda ronda do Campeonato Mundial de Rallycross da FIA, apresentado pela Monster Energy em Montalegre/Portugal (27-29 de Abril), foi divulgada pela FIA. Além dos 15 pilotos permanentes do World RX, mais cinco competirão na categoria Supercar no circuito situado na base da serra do Larouco, em Montalegre, onde o piloto chinês Ma Quing Hua fará sua segunda prova no Supercar Ford Fiesta da equipa STARD, após sua estreia em Barcelona na semana que vem. Um par de estrelas locais, Joaquim Santos ao volante do seu Ford Focus Supercar e Mário Barbosa que pilotará um Citroën DS3, defenderão as cores portuguesas em Montalegre, disputando o pódio naquela que é a "sua pista". Mário Barbosa já havia mostrado o seu valor na prova em Portugal do Euro RX Super1600 Championship. Em 2016 embarcou no desafio de fazer o EuroRX completo começando a temporada com uma forte posição. O segundo lugar conseguido em Montalegre elvou o ambição deste piloto, mas um acidente na prova britânica em Lydden Hill acabou com o seu sonho. Philippe Maloigne, piloto da linha da frente do campeonato francês, irá competir com o Renault Clio RS RX da G_FORS neste evento, enquanto o piloto britânico, Oliver Bennett, fará a sua segunda prova do WorldRX num XITE Racing Mini Cooper S, que ele prevê estrear em Barcelona na próxima semana. No último fim de semana, Bennett terminou em quinto lugar na segunda ronda do Campeonato Britânico de Rallycross, pilotando um ex-Olsbergs MSE Ford Fiesta. A categoria Euro RX Super1600 também irá competir em Portugal, cuja lista de participantes será divulgada pela FIA após a prova de abertura em Barcelona.

PILOTOS | SUPER 1600

A lista de inscritos para a segunda ronda do FIA Campeonato Europeu de Rallycross de Super1600 em Montalegre já foi divulgada pela FIA. Pelo segundo evento consecutivo, a categoria de tracção dianteira apresenta a capacidade máxima de 25 carros, liderada pelo líder em pontos Artis Baumanis, piloto que venceu a primeira ronda desta competitiva série no evento World RX da Catalunha-Barcelona no passado fim-de-semana com as cores da Volland Racing. A lista de inscritos conta com 13 nacionalidades diferentes, incluindo o piloto português Helder Ribeiro, um regular na ronda portuguesa do EuroRX Super1600, e do Nacional de Rallycross onde participa, tal como nas últimas temporadas, ao volante de um Citroën C2 .A "linha da frente" para a segunda ronda inclui os pilotos Jimmy Terpereau (Citroën C2) e Gergely Marton (Skoda Fabia), juntamente com os finalistas Rokas Baciuska (Skoda Fabia), Ondrej Smetana (Ford Fiesta) e Espen Isaksaetre (Peugeot 208). Vários pilotos que falharam a final na primeira ronda e vão tentar recuperar pontos em Portugal, incluindo Josef Susta (Skoda Fabia) e Aydar Nuriev (Skoda Fabia), ambos da República Checa e ambos a terem tempos muito rápidos nas qualificações da primeira prova. Quem estará na luta agressiva pelos lugares da frente serão com certeza Maximilien Eveno (Citroën C2) que foi afastado da final na primeira prova por um problema mecânico na última volta da semifinal, e também os pilotos da SET Promotion, Timur Shigabutdinov (Renault Twingo) ou Jesse Kallio (Renault Twingo), Nenhum deles atingiu as semi-finais em Barcelona, ambos forçados a sair com problemas técnicos na Q4. A lista de pilotos em reserva é encabeçada pelo português Mário Teixeira, piloto regular deste evento e do Nacional de Rallycross, que, infelizmente, pelas circunstâncias da limitação a 25 pilotos por prova nos Super1600, terá que esperar pela desistência de algum dos pilotos aceites para que possa competir em Montalegre.

CALENDÁRIO

O calendário do FIA Campeonato Mundial de Rallycross 2018, apresentado pela Monster Energy, volta a contemplar o circuito internacional de Montalegre (garantido, pelo menos, até 2022). O campeonato volta a ter 12 rondas, com destaque para dois novos circuitos: Silverstone (Reino Unido) e COTA em Austin/Texas (EUA). A temporada começa, mais uma vez, no Circuito da Catalunha, com a prova de Barcelona a abrir as hostilidades pelo segundo ano consecutivo (14 a 15 de abril).

Portugal continua a figurar neste lote de magníficos, com Montalegre a ser, de novo, o palco por excelência. Segue-se a Bélgica, a meados de maio (12-13 maio), no circuito de Mettet. Silverstone acolhe a quarta jornada do Campeonato do Mundo, para o evento inaugural do festival SpeedMachine, no final de maio. As rondas do World RX da Noruega, Suécia, Canadá, França e Letónia seguem de junho a setembro. A décima etapa do World RX visita os EUA, pela primeira vez, com o Circuito das Américas (COTA), a ter investimento num traçado dedicado para rallycross, integrado no circuito criado para a Fórmula 1 e MotoGP. A ronda do World RX dos EUA será realizada no fim de semana de 29 a 30 de setembro. Segue-se Buxtehude, na Alemanha, como penúltima jornada do Campeonato do Mundo. O "circo" de 2018 termina na Cidade do Cabo, pela segunda vez, na África do Sul (24 a 25 de novembro). Com base no enorme sucesso da temporada atual, o FIA Campeonato Europeu de Rallycross para Supercars voltará integrar cinco etapas do World RX, como fez este ano, mas com a inclusão da Bélgica em vez da Noruega. Barcelona, Suécia, França e Letónia completam as restantes etapas. O animado Campeonato Europeu Super1600 incluirá seis jornadas (Barcelona, Portugal, Noruega, França, Letónia e Alemanha), enquanto a série TouringCar será composta por três eventos (Bélgica, Noruega e Suécia). O World RX terá ainda como categoria de suporte a série RX2 International Series, com calendário próprio.

MUNDIAL RALLYCROSS 2018

01. Espanha – Barcelona – 14/15 Abril (já realizado)

02. PORTUGAL – MONTALEGRE – 28/29 ABRIL

03. Bélgica – Mettet – 12/13 Maio

04. Grã Bretanha – Silverstone – 26/27 Maio

05. Noruega – Hell – 9/10 Junho

06. Suécia – Holjes – 30 Junho/1 Julho

07. Canadá – Trois-Rivieres – 4/5 Agosto

08. França – Loheac – 1/2 Setembro

09. Lituânia – Riga – 15/16 Setembro

10. EUA – COTA – 29/30 Setembro

11. Alemanha – Estering – 13/14 Outubro

12. África do Sul – Cidade do Cabo – 24/25 Novembro

PODCAST-RRB-BUTTON

Publicidade

Caminho de Emaús na RRB

Caminho de Emaús

Clube de Amigos RRB

Clube de Amigos