slogan

Caminhada de 15 de abril em LousadaA autarquia de Lousada instituiu o Programa Municipal de Caminhadas em 2015 aquando do Ano Municipal do Desporto em Lousada e desde essa época têm sido muitas as caminhadas realizadas com o apoio do Município.

"Acreditamos que a atividade física faz pessoas mais saudáveis e mais felizes. Este programa, em colaboração com associações locais, é uma estratégia que visa cria oportunidades para a prática de atividade física. O número crescente de associações que tem manifestado interesse em aderir é uma evidência do seu sucesso" – destaca o Vereador do Desporto, Dr. António Augusto Silva. Para este mês estão programadas três caminhadas. "Cartão e fotografia" é a designação da iniciativa que se realiza no domingo, dia 15, organizada pela Associação BioLiving. Esta caminhada pela Quinta de Cartão, Aveleda, tem como ponto de partida e de chegada a Capela de Vilela, na mesma freguesia, a partir das 9h00. O percurso é de 3,5 kms. "Pequenos Passos, Grandes Gestos" é a designação da caminhada promovida pela Associação de Desenvolvimento Despertar Vilar do Torno e Alentém. Esta caminhada tem início junto ao Parque Infantil do Formigal, no dia 25, quarta-feira, pelas 9h00. São propostos dois percursos, um mais longo, com 5 kms, e um outro mais curto, com 1,5 Kms. As inscrições podem ser efetuadas na Sede da Associação e nos locais devidamente assinalados com o cartaz da iniciativa. 

A Comissão de Pais da EBS Dr. Mário Fonseca promove, no dia 29, a partir das 10h00, a caminhada "Juntos pela Escola".

A partida e chegada têm lugar na EBS Dr. Mário Fonseca, e quem pretender fazer o aquecimento antes de iniciar a caminhada deve estar 30 minutos antes no local. 

Com esta iniciativa, transversal a diversos públicos, a componente social está fortemente presente, na medida em que os dinamizadores são associações desportivas, culturais, Juntas de Freguesia, comissões de festas, associações de pais e Instituições Particulares de Solidariedade Social, entre outras. O Programa Municipal de Caminhadas é desenvolvido entre os meses de abril e de outubro. O número de iniciativas tem vindo a aumentar desde 2015, ano em que se realizaram 18 caminhadas, tendo aumentado para 21 em 2016. Em 2017 realizaram-se 25 caminhadas ao abrigo do protocolo de cooperação entre a autarquia e as instituições. Esta iniciativa tem como base a prática desportiva e a promoção de estilos de vida saudáveis, ao mesmo tempo que permite dar a conhecer e envolver a comunidade nas atividades e iniciativas das instituições locais, bem como uma forma de angariar recursos necessários às atividades desenvolvidas pelas instituições aderentes.

PODCAST-RRB-BUTTON

Publicidade

Caminho de Emaús na RRB

Caminho de Emaús

Clube de Amigos RRB

Clube de Amigos