slogan

Universidade Sénior de Amarante conquista os dois lugares cimeiros no Campeonato Nacional de Boccia

A 15 de março, a Universidade Sénior de Amarante (USA) participou no Campeonato Nacional de Boccia Sénior 2016/2017 Equipas - Zona Douro, conquistando os dois lugares cimeiros. O evento desportivo serviu de apuramento para a Final do Campeonato Nacional que será a 25 de maio, em São João da Madeira. A avaliar pelo desempenho das equipas da USA, espera-se que Amarante saia bem representada.

"A expectativa é sempre a melhor e, por isso, poderá ser que Amarante vença a Final do Campeonato Nacional", revela, confiante, Nuno Queirós, presidente da Universidade Sénior de Amarante. Na verdade, esta é a primeira vez que as equipas alcançam este pódio, em termos de Campeonato, uma vez que, em 2016, a equipa amarantina tinha já conquistado a Taça de Portugal de Boccia Sénior Equipas. Esta mais recente conquista deixa, assim, os atletas com mais um motivo de orgulho. A direção da Universidade Sénior partilha desta felicidade e revela até que devido ao sucesso que a modalidade está a ter e ao envolvimento de todos os atletas, estão já a pensar num torneio municipal. "A nossa ideia é promover um torneio que envolva todas as IPSS e Centros de Dia do concelho, com vista a divulgar o Boccia", desafia Nuno Queirós.

Como tudo começou...

António Varejão recorda que foi há dois anos que se iniciou na modalidade. "Só conheci o Boccia na Universidade Sénior. Eu e os meus colegas de equipa. Nunca tínhamos jogado, não conhecíamos as regras, sequer. A primeira competição em que participamos foi em Resende e desde então, o bichinho ficou".

Explica, António Varejão, que na competição do passado dia 15 de março, ao todo, participaram cinco equipas da USA (3 da sede e 2 de Vila Meã). Depois da mais recente vitória, António Varejão garante, orgulhoso, que na Final do Campeonato vão fazer "boas figuras e trabalhar para trazer para casa o troféu".

Desde o início do ano letivo, todas as terças-feiras, a professora Simone Reis, voluntária na instituição, treina estes atletas, cujo grande segredo para o êxito é mesmo "o empenho", explica a professora, que não poderia estar mais satisfeita com a performance da equipa."Calma, concentração e muito treino" – António Varejão revela a chave para o sucesso, "mesmo para quem nunca tenha jogado". Originalmente concebido para ser jogado por pessoas com paralisia cerebral, o Boccia tornou-se tão popular que hoje em dia é praticado por qualquer pessoa. Em muitos países, a modalidade chegou mesmo a ganhar dimensões de desporto federado. Em Portugal, foi introduzido em 1983, durante um curso organizado pela APPC (Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral), em estreita colaboração com a CP-ISRA (Associação Internacional de Desporto e Recreação para a Paralisia Cerebral).

1. Universidade Sénior de Amarante (equipa 1)

2. Universidade Sénior de Amarante (equipa 2)

3. A. S. de Sabrosa (equipa 1)

PODCAST-RRB-BUTTON

Publicidade

Caminho de Emaús na RRB

Caminho de Emaús

Clube de Amigos RRB

Clube de Amigos