slogan

Tamega Cup - TenisA "Tâmega e Sousa Cup – Campeonato Absoluto do Tâmega e Sousa" vai ter lugar desde ontem, dia 28 de setembro, prolongando-se até dia 1 de outubro no Complexo Desportivo de Lousada, nos courts de ténis.

Na cerimónia de apresentação esteve presente o Presidente da Câmara Municipal de Lousada, Dr. Pedro Machado, salientou que "a realização deste torneio vem, mais uma vez, suportar a visão estratégica que a autarquia teve ao apostar numa modalidade desportiva em que tradicionalmente não se apostava, construindo os courts de ténis". São mais de 1300 praticantes da modalidade no concelho onde para além dos praticantes que procuram o Lousada Ténis Atlântico juntam-se as crianças que fazem parte do projeto "A minha escola tem ténis", que resulta de uma parceria com as EB1. Para o Dr. Paes Faria, do Lousada Ténis Atlântico, "pretende-se que esta modalidade seja inclusiva e para isso a autarquia disponibiliza o material necessário para a prática de ténis nas escolas". "Para além dos seis campos exteriores foram contruídos recentemente outros três campos cobertos o que permite que o LTA tenha uma melhor e maior oferta. A isto se junta o fator da região ter grande potencial para receber este evento e outros do género" – destaca ainda do Dr. Paes Faria.

A Entidade de Turismo do Porto e Norte, que também é parceira deste evento, esteve representada pelo Vice-Presidente, Dr. Jorge Magalhães, que teve a oportunidade de destacar que "este é um evento e grande importância, proporcionando uma forte atividade turística no território, refletindo assim o Plano Estratégico da região, com o intuito de potenciar as atividades e a região". A Federação Portuguesa de Ténis esteve representada pelo Dr. Pedro Iria, que começou por evidenciar "o enorme gosto em participar neste torneio por diversos fatores, nomeadamente pelo exemplo dado por Lousada através da aposta nesta modalidade que tem como destinatárias todas as classes sociais. Exemplo disso mesmo é a introdução da modalidade junto das escolas do primeiro ciclo".

Prémio monetário de 2 mil euros

Esta é uma prova nacional de nível B, que tem 2 mil euros em prémios monetários e atribuição de Wild Cards para a edição deste ano do histórico torneio internacional Porto Open. A intrínseca relação com o Porto Open confere à Tâmega e Sousa Cup um simbolismo ainda maior atentando à capacidade do torneio internacional organizado pela Associação de Ténis do Porto de revelar e potenciar a próxima geração do ténis nacional. De acordo com a organização "o palco deste evento, o Complexo Desportivo de Lousada, devido à forte aposta no ténis por parte da Câmara Municipal de Lousada, está perfeitamente equipado para acolher os melhores torneios da modalidade. Com courts ao ar livre e cobertos, estes últimos inaugurados já este ano, uma ótima dinâmica e um ambiente envolvente que respira o ténis, não haveria melhor solução possível para receber os melhores jogadores portugueses da modalidade". Hoje, quinta-feira, realizam-se os Encontros do Quadro Principal (1.ª ronda feminina e masculina). No dia seguinte, 30 de setembro, a partir das 10h00 têm lugar os Quartos de Final Femininos e Masculinos, seguidos das Meias Finais também Femininas e Masculinas.

Sábado, dia 1, disputa-se a Final Feminina e a Final Masculina, também a partir das 10h00. Segue-se o Campeonato Absoluto Tâmega e Vale do Sousa – prova seniores nível C, tendo continuidade no domingo.

PODCAST-RRB-BUTTON

Publicidade

Caminho de Emaús na RRB

Caminho de Emaús

Clube de Amigos RRB

Clube de Amigos