slogan

Semana Europeia do DesportoA Câmara Municipal promove "A semana europeia do desporto para a família", no âmbito do projeto europeu Feel Ewos, desde ontem, dia 19, prolongando-se até domingo, dia 25.

O projeto surgiu através de um grupo de investigadores que trabalham em diferentes campos da ciência médica e social que têm um interesse comum, que é a paixão pela atividade física. Todos praticam desporto, na medida em que este é um hábito é um aspeto essencial da vida.

A promoção da atividade física e de estilos de vida saudáveis fazem parte da missão deste projeto. "Estabelecer hábitos de atividade física em idade precoce, incorporar elementos de diversão na atividade física e envolver todos os membros da família" são algumas das ideias subjacentes à implementação deste ideia que passou à prática por seis parceiros, número que corresponde a outros tantos países.

Itália, Portugal, Turquia, Islândia, Croácia e Espanha são os envolvidos neste projeto através dos vários parceiros que contribuem ativamente para promover a Semana Europeia do Desporto (EWOS). O título e siglas do projeto resumem a ideia de que as famílias europeias devem "sentir" "ao vivo" a Ewos como um evento que celebra a importância da atividade física, o desejo de se sentirem ligados aos outros, e inspirando-os a serem ativos. A base de todo o projeto passa pela organização de um evento desportivo europeu, sem fins lucrativos, para crianças, com idades compreendidas entre os seis e os 14 anos, realizada simultaneamente nos seis países parceiros do projeto. Estima-se que estejam envolvidas 12 mil crianças nas atividades diversas, desde a parte mais teórica à mais prática. Em Lousada vão ser realizadas diversas atividades desportivas nas escolas do concelho. No fim de semana o Parque Urbano Dr. Mário Fonseca recebe o público em geral que, desta forma, vão ter a oportunidade de experimentar atividades desportivas variadas, de modo gratuito.

O evento surge no âmbito de um projeto europeu co-financiado (Erasmus+) Feel Ewos, a que a autarquia está associada.

Escolas juntam-se ao evento

"A semana europeia do desporto para a família" tem como um dos objetivos envolver as várias faixas etárias, onde se incluem os mais novos, mostrando que a prática de exercício físico e hábitos de alimentação saudáveis conferem uma melhor qualidade de vida. Vão participar nas atividades 1600 alunos que frequentam o 1.º, 2.º e 3.º ciclo, representando escolas dos vários agrupamentos. As atividades vão decorrer nos espaços das próprias escolas, com dinamização de técnicos credenciados. Estabelecimentos de ensino de Cristelos, Pias, Nevogilde, Nespereira, Torno, Caíde de Rei, Lustosa e Nogueira são os representantes dos quatro agrupamentos de escolas. Provas de atletismo de 25 metros e de 100 metros, consoante as idades, visualização de vídeos, desenhos e entrevistas sobre os mesmos.

Fim de semana para miúdos e graúdos

O Parque Urbano Dr. Mário Fonseca é o local escolhido para a realização do Festival Desportivo que, nos dias 24 e 25 de setembro, decorre tendo como finalidade chegar a toda aa população. Esta é uma atividade que está inserida na Feira Social e Desportiva, que decorre entre os dias 23 e 25. No sábado as atividades vão ser dinamizadas pelos clubes e associações do concelho que têm camadas jovens. No total aceitaram o convite 17 instituições que vão marcar presença no evento. Também os ginásios se associaram a Festival Desportivo, com o objetivo de promover a prática de atividade física. A animação vai ainda contar com a atuação de vários grupos de dança de Lousada que vão ter a oportunidade de apresentar os seus trabalhos. No domingo, dia 25, as atividades programadas são mais direcionadas para famílias, em que vai ser realizada uma caminhada e anda uma aula de zumba. O aspeto inovador do projeto passa pela utilização massiva da internet e das redes sociais para demostrar o evento desportivo, aumentando a consciência sobre os efeitos benéficos da atividade física regular. Evento que vai decorrer em várias cidades europeias, em simultâneo. O objetivo da iniciativa passa pela promoção de estilos de vida e ativos.

PODCAST-RRB-BUTTON

Publicidade

Caminho de Emaús na RRB

Caminho de Emaús

Clube de Amigos RRB

Clube de Amigos