slogan

O VI Mundial de Trail Running 2016, evento que passa no concelho de Montalegre vai custar 300 mil euros.

A prova vai ser disputada no Parque Nacional Peneda-Gerês, a 29 de outubro, numa organização do ultramaratonista Carlos Sá. O evento foi apresentado esta semana em Braga e a organização assumiu que "quer fazer do evento o mais bem-sucedido e participado da história." A organização do evento está a cargo dos municípios de Braga, Arcos de Valdevez, Terras de Bouro, Ponte da Barca e Montalegre. A sexta edição do Mundial será percorrida em 85 quilómetros de trilhos dos concelhos de Terras de Bouro, Montalegre, Ponte da Barca e Arcos de Valdevez, num percurso com um desnível positivo de 4.500 metros. A corrida vai partir das pontes do Rio Caldo, na madrugada de 29 de outubro, e terminar na vila de Arcos de Valdevez.

TEM A PALAVRA

David Teixeira

(Vice-presidente da Câmara Municipal de Montalegre)

«Ter uma prova do Campeonato do Mundo é criar o topo máximo da competição e abrir a janela maior para o Mundo. Já foram organizadas em Montalegre várias provas de trail. No ano passado já integramos esta organização conjunta dos cinco municípios que integram o Parque Nacional da Peneda Gerês com o Carlos Sá. Neste momento, o desafio sobe a fasquia. Montalegre afirma-se no conjunto dos municípios do parque e, também, na relação com a cidade de Braga. Vamos conseguindo estreitar laços para que outras parcerias possam surgir, ao nível turístico ou até uma presença mais forte de produtos locais. É dos mercados que mais nos admira e visita».

Otelo Rodrigues

(Ecomuseu de Barroso)

«É mais um grande cartaz de dinamização da região e, sobretudo, da localidade de Fafião. Trata-se de uma mais-valia na divulgação do território e do concelho de Montalegre e do projeto do Ecomuseu de Barroso. Vamos manter a parceria com o Carlos Sá e no próximo ano iremos manter a organização do Gerês Adventure Series que irá iniciar numa aldeia do concelho e finalizar na vila de Montalegre».

Ricardo Rio

(Presidente da Câmara Municipal de Braga)

«Todos nós tivemos um cuidado especial com a valorização turística do território unindo-nos naquilo que pode potenciar o alcance da promoção que pretendemos. Uma das principais formas de projetar turisticamente o território é através do desporto. Foi com muito gosto que nos unimos, desde a primeira hora, a apoiar esta iniciativa para que no próximo ano possamos receber esta prova de referência a nível mundial e com uma organização de excelência».

José Carlos Santos

(Vice-presidente da ITRA - Internacional Trail Running Association)

«O trail é uma modalidade que está com um nível de expansão muito grande a nível internacional. É o desporto que mais tem crescido e Portugal não é exceção. Desenrola-se em ambiente natural e por isso envolve ativamente as comunidades locais e representa uma mais-valia na oferta turística. É um grande orgulho podermos acolher este evento porque não foi um processo fácil que não teria sido possível sem um grande trabalho de equipa e os diversos apoios».

Carlos Sá

(Organização do Campeonato do Mundo de Trail Running 2016)

«Quanto mais ando pelo Mundo, mais gosto do Parque Nacional da Peneda Gerês. Este oferece todas as condições para termos um excelente Campeonato do Mundo. Para mim é um orgulho poder mostrar ao Mundo este espaço magnífico. Temos uma grande equipa a trabalhar para que este projeto seja um grande sucesso. As seleções serão acolhidas na cidade de Braga e a prova terá início na madrugada do dia 29 de outubro em cima das pontes do Rio Caldo. Passa no concelho de Montalegre, na aldeia de Fafião, ao quilómetro 30. Passará no centro da vila do Gerês onde os participantes terão toda a sua logística. Estarão cerca de 50 países representados. Vão atravessar toda a serra Amarela e entrarão no território de Ponte da Barca, passando pelas portas de Mezio e terminam em Arcos de Valdevez. São cerca de 85 quilómetros e 4.500 metros de desnível acumulado. O percurso é magnífico, de uma beleza extraordinária. Temos que aproveitar esta oportunidade para promover o Parque Nacional da Peneda Gerês como um todo. Vamos receber largos milhares de pessoas que gostam da natureza e desta modalidade e não haverá melhor promoção de que esta. Temos ainda muito trabalho e muita responsabilidade pela frente».

PODCAST-RRB-BUTTON

Publicidade

Caminho de Emaús na RRB

Caminho de Emaús

Clube de Amigos RRB

Clube de Amigos