slogan

fátima moreiraO Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Celso Ferreira, recebeu,  no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a jovem atleta paredense de 16 anos que conquistou três medalhas na edição deste ano dos Jogos Mundiais de Verão do Special Olympics.

A competição decorreu de 24 de julho a 2 de agosto na cidade norte-americana de Los Angeles, nas instalações do John Wooden Center da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA). Nem uma lesão num tornozelo, logo no primeiro dia de treinos, impediu Fátima Moreira de se superar. Mesmo competindo com limitações, conquistou a medalha de ouro nas Paralelas Assimétricas e a medalha de prata na Trave Olímpica, o que, somado ao quinto lugar no Salto de Cavalo e ao sexto no Solo (os quatro aparelhos que constituem a competição) lhe valeu o terceiro lugar na classificação geral e, consequentemente, mais uma medalha de bronze. Fátima Moreira foi a única representante de Paredes entre a delegação portuguesa, constituída por 53 atletas que tiveram um desempenho a todos os níveis brilhante: 44 medalhas no total, 14 de ouro, 18 de prata e 12 de bronze. A equipa da ginasta paredense, a Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo, Clube HPA Gym - a única com esta modalidade em todo o Vale do Sousa -, levou mais três atletas a Los Angeles, dando um forte contributo para o excelente resultado global lusitano, ao conquistarem cada um cinco medalhas: Ana Rafael, das Termas de S. Vicente, trouxe na bagagem três de ouro, uma de prata e uma de bronze; Hélder Moreira, de Rio de Moinhos, três de ouro e duas de bronze; e Artur Silva, igualmente de Rio de Moinhos, quatro de prata e uma de bronze. A treinadora da Seleção Nacional e destes ginastas de excelência no Clube HPA é a Professora Paula Oliveira. Fátima Moreira foi recebida pelo Presidente da Câmara de Paredes acompanhada pela técnica, pela mãe, pela irmã e pelo cunhado. "Fiquei fascinado quando soube da notícia das medalhas da Fátima e não podia deixar de a convidar para vir aqui. Vamos homenageá-la noutra altura e com outra propriedade, mas temos muito orgulho nas suas proezas e não queríamos que pensasse que nos esquecemos dela, daí esta cerimónia simbólica", enalteceu Celso Ferreira.

Sobre o Special Olympics

É um movimento criado há 50 anos por Eunice Kennedy, irmã do antigo presidente dos EUA, John F. Kennedy, para apoiar pessoas portadoras de deficiências intelectuais. O movimento, que chegou a Portugal em 2001, é atualmente liderado por Dias Ferreira. Nesta edição dos Jogos Mundiais, participaram delegações de 165 países, num total de 7000 atletas, dos quais 138 de Ginástica Artística.

PODCAST-RRB-BUTTON

Publicidade

Caminho de Emaús na RRB

Caminho de Emaús

Clube de Amigos RRB

Clube de Amigos