slogan

Eurocircuito LousadaDesde 1991, com a passagem da 17.ª edição do Rally de Portugal pelo concelho, que Lousada não mais fez parte da rota do evento. O ano de 2015 significa o regresso do Rally de Portugal ao norte e a Lousada, com a primeira Super Especial no Eurocircuito no dia 21 de maio.

Ao início da tarde, o pelotão do WRC Vodafone Rally de Portugal ruma à cidade de Guimarães onde vai decorrer a cerimónia de partida. O Eurocircuito de Lousada é o local escolhido para os primeiros quilómetros cronometrados da única Super Especial da prova, agendada para as 19h01. As bilheteiras vão estar abertas desde as 9h00 da manhã e os interessados podem começar a entrar para o recinto a partir das 13h30. Após a cerimónia de abertura, o Clube Automóvel de Lousada promete muitas surpresas e animação com uma prova de clássicos (16h45) e WRC2. Às 19h01 a adrenalina sobe com os automóveis do rali em competição.

No segundo dia de competição, sexta-feira, 22 de maio, os concorrentes ao WRC Vodafone Rally de Portugal rumam ao Alto Minho para enfrentar uma dupla passagem pelos troços de Ponte de Lima (27,45 km), Caminha (18,05 km) e Viana do Castelo (18,79 km). Este figurino competitivo repete-se no sábado, 23 de maio, agora na região do Marão, com duas passagens pelas classificativas de Baião (18,57 km), Marão (27,64 km) e Amarante (37,67 km). Para domingo, 24 de maio estão reservados dois troços: Fafe (11,15 km) e Vieira do Minho (32,35 km). O regresso do Rally ao norte só foi possível com a parceria entre o Automóvel Clube de Portugal, os 13 municípios envolvidos na organização e a Entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal.

Tertúlia sobre automobilismo com testemunhos de protagonistas

Na sexta-feira passada, dia 8 de maio, a Avenida Senhor dos Aflitos foi palco de uma tertúlia que teve como mote o desporto automóvel, a Pista da Costilha e o Clube Automóvel de Lousada. O tema desta iniciativa intitulada "Completamente à conversa" foi "A importância de Lousada no automobilismo português", contando com vários nomes do meio automobilístico do concelho e da região. A moderação do evento esteve a cargo do jornalista desportivo Pedro Gil Vasconcelos, que contou com a presença de diversos convidados ligados à área do deporto automóvel. Para além do Presidente do Clube Automóvel de Lousada, Jorge Simão, estiveram à conversa pilotos e navegadores com várias histórias para contar, entre eles Sérgio Paiva, pedro Azeredo, Carlos Magalhães, José Dias, Joaquim Santos, entre outros. Nesta edição do Vodafone Rally de Portugal vai participar também um piloto lousadense, que teve a oportunidade de se apresentar perante o público da tertúlia, bem como dar o seu testemunho. José Artur Teixeira vai estrear-se como piloto de rali.

A noite contou ainda com uma exposição de vários carros de competição, a que se juntou também um camião. O Presidente da Câmara Municipal de Lousada, Dr. Pedro Machado, teve oportunidade de destacar que "a autarquia pretende apostar no desporto como forma de projetar o concelho. Temos a consciência que muitas vezes as pessoas conhecem Lousada no estrangeiro devido ao desporto automóvel". Ainda durante a sua intervenção foi salientado que "existe a garantia que o Rally de Portugal vai passar por Lousada nos próximos quatro anos, assumindo-se como um grande evento desportivo, que vai também ser fundamental para a economia e turismo local". Para que esta prova de desporto automóvel regresse a Lousada "foi de extrema importância a parceria estabelecida entre a autarquia e o Clube Automóvel de Lousada, que sempre trabalharam em conjunto"- como afirmou o Presidente da Câmara. No encerramento desta tertúlia Pedro Gil Vasconcelos salientou o facto de "a autarquia apostar no desporto motorizado ser um verdadeiro ato de coragem, na medida em que o país está focado noutros tipos de deporto".

PODCAST-RRB-BUTTON

Publicidade

Caminho de Emaús na RRB

Caminho de Emaús

Clube de Amigos RRB

Clube de Amigos