slogan

Cruzeiro Seixas visitou exposição de Mário Cesariny (2)O artista Cruzeiro Seixas já visitou a exposição temporária "É preciso dizer PARA SEMPRE em vez de dizer AGORA" de Mário Cesariny, que está patente até 30 de Novembro, no Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso.

O famalicense decidiu revisitar alguns trabalhos que não via há décadas e voltou ao Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, onde já expôs em 2008.A acompanhá-lo esteve o vereador amarantino André Costa (na foto abaixo). Mário Cesariny e Cruzeiro Seixas conheceram-se na Escola Artística António Arroio e ingressaram juntos no "Grupo Surrealista de Lisboa em 1940. Cruzeiro Seixas é considerado um dos mentores portugueses do Surrealismo fantástico. Tem um percurso produtivo entre o desenho, a pintura, a ilustração, a escultura e a poesia. Recentemente fixou-se em Vila Nova de Famalicão, com grande parte da sua obra ao cuidado do Centro de Estudos do Surrealismo, da Fundação Cupertino de Miranda.

 

Saber mais:

As vidas de Mário Cesariny e de Cruzeiro Seixas cruzaram-se, há várias décadas, na Escola Artística António Arroio, onde ingressou com 15 anos e onde cimentaram amizade e cumplicidades. Em meados da década de 1940 integram o "Grupo Surrealista de Lisboa", onde depuram técnicas e partilham experiências. Com um percurso produtivo entre o desenho, a pintura, a ilustração, a escultura e a poesia é considerado um dos mentores portugueses do Surrealismo fantástico. Entre 1950 e 1964 Cruzeiro Seixas parte, como marinheiro mercante, e fixa-se em Luanda, onde cumpre o sonho de conhecer África e inicia os seus escritos poéticos. No seu regresso a Portugal, para fugir à guerra colonial, trabalhou para diversas galerias e viajou pela Europa contactando adeptos do Surrealismo internacional e conhecendo amigos de André Breton que lhe proporcionaram integrar inúmeras exposições coletivas pelo velho continente.

 

Cruzeiro Seixas visitou exposição de Mário Cesariny (1)

PODCAST-RRB-BUTTON

Publicidade

Caminho de Emaús na RRB

Caminho de Emaús

Clube de Amigos RRB

Clube de Amigos