slogan

Rubel e Samuel Úria, duas referências da nova geração de músicos e compositoresO príncipe da nova música popular brasileira, Rubel, e o singular cantautor português Samuel Úria são as mais recentes confirmações do MIMO Festival Amarante que se realiza de 26 a 28 de julho.

Dois nomes de peso que se vêm juntar aos já anunciados Criolo, Salif Keita, Mayra Andrade e 47Soul. Recorde-se ainda que, pelo segundo ano consecutivo, o MIMO Festival Amarante abraça a Arte com a mostra "Abstração. Arte Partilhada Coleção Millennium bcp", composta por mais de 30 obras de 18 autores nacionais e internacionais, que vai ocupar o Museu Amadeo de Souza-Cardoso. Depois do sucesso da estreia em Portugal, Rubel está de regresso ao nosso país para participar no MIMO Festival Amarante. Tudo começou em 2013 quando o músico e compositor lançou na internet o álbum de estreia "Pearl", do qual faz parte "Quando Bate Aquela Saudade" que conta já com 37 milhões de visualizações no Youtube. Em 2018 editou "Casas" que foi nomeado para "Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa em Língua Portuguesa" nos Grammys Latinos desse ano. Neste registo, cruza MPB com electrónica e hip hop, e conta com a participação especial dos rappers brasileiros Emicida e Rincon Sapiência. Hoje é um dos principais nomes da nova Música Popular Brasileira e o reconhecimento vem de todo o mundo. Em Portugal, na digressão de estreia, esgotou salas e conquistou a crítica. No MIMO Amarante, Rubel (voz e violão) vai fazer-se acompanhar por Antônio Guerra (teclado e piano), Gui Held (guitarra), Pablo Arruda (baixo), Pedro Fonte (bateria), Bubu Silva (trompete), Tiquinho (saxofone), Marcelo Pereira (trombone) e João Luchese (programações). A representar Portugal, um cantautor que é já referência da nova geração. Com uma proveniência marcada pelo punk, pelo rock'n'roll e pela estética low-fi, Samuel Úria tem ganho notoriedade desde 2008, altura em que, entre edições caseiras e concertos em que apenas se acompanhava pela guitarra acústica, se deu a conhecer. Singular na língua materna, singular nas melodias e singular na relação com o público, aos poucos nasceu o culto consagrando Samuel Úria como o mais interessantes cantautor dos nossos dias. No MIMO Festival Amarante vai recordar o que o trouxe até aqui. Do EP "Em Bruto" aos álbuns "Nem Lhe Tocava", "A Descondecoração de Samuel Úria", "O Grande Medo do Pequeno Mundo", "Carga de Ombro", até ao mais recente EP "Marcha Atroz", Samuel Úria tem muito para contar e são cada vez os que o querem ouvir.

Rubel e Samuel Úria juntam-se assim ao cartaz da 4ª edição do MIMO Festival Amarante. Do Brasil chega também, às margens do Rio Tâmega, Criolo. Um concerto exclusivo em Portugal que está integrado na digressão "Boca de Lobo", do qual faz parte "Etérea", onde o rapper brasileiro – que faz agora uma incursão na música eletrónica depois da passagem pelo samba – reflete sobre o momento que o Brasil atravessa e onde procura transformar o rancor, o ódio e as energias negativas em combustível para ajudar a mover o seu país no bom caminho.

Do Mali vem Salif Keita com aquele que foi anunciado como o último disco da sua carreira, "An Autre Blanc", do qual faz parte "Tonton". Um concerto integrado na digressão de despedida do músico considerado a voz dourada de África, que conta já com 50 anos de carreira. Natural de Cabo Verde, mas radicada em Portugal, Mayra Andrade vai apresentar o seu mais recente disco, "Manga", que tem como single "Afecto". Com um novo som, que mistura as raízes de Cabo Verde e a modernidade do afrobeat, a cantora nunca esteve tão próxima da sua essência.M A representar o Médio Oriente estarão em Amarante os promissores 47Soul. Conhecidos pelo seu ritmo inovador, denominado Shamstep - uma fusão entre a música tradicional palestina, a eletrónica, o funk e o hip-hop -, os palestinianos contam com milhões de visualizações no primeiro single "Intro to Shamstep" que antecedeu o longa-duração, "Balfron Promise", com letras em árabe e inglês onde abordam temas políticos da sua terra natal mas também aspectos da vida em Londres, para onde se mudaram em 2016.

Em breve haverá mais novidades da programação do MIMO Festival Amarante.

PODCAST-RRB-BUTTON

Publicidade

Caminho de Emaús na RRB

Caminho de Emaús

Clube de Amigos RRB

Clube de Amigos