slogan

25 de Abril em CBA Revolução dos Cravos foi recordada em Celorico de Basto com música e poesia.

A cerimónia de celebração desta data histórica decorreu no dia 24 de abril, no Centro Cultural Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, com a interpretação das músicas da revolução por vários grupos locais.

"Esta é a nossa forma de celebrar uma data memorável da nossa história, uma revolução que permitiu a instituição do regime democrático que hoje vivemos. Uma luta que deu voz, que permitiu que todos pudessem ser ouvidos, numa pluralidade de opiniões pelo bem comum" disse Joaquim Mota e Silva, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto. O autarca disse também que "o 25 de abril deve ser uma luta diária porque nada pode ser dado como adquirido, ainda há muitas batalhas que devem ser travadas, é dever de todos criar um mundo mais justo, mais equitativo, onde todos tenham acesso à saúde, à educação, à habitação, à cultura e a todos os setores da sociedade pois só assim prevalecerão os valores de uma verdadeira democracia". Pelo palco passaram alguns grupos locais nomeadamente a Universidade Sénior, Francisco Costa, Tuna de Arnoia, Somos Minho e os Omnis e interpretaram músicas como Vejam bem de zaca Afonso, "Acordai" de Fernando Lopes Graça, "A Morte saiu à rua" de Zeca Afonso, "Somos livres" de Ermelinda Duarte, temas originais criados para marcar a data, "o Primeiro dia" de Sérgio Godinho entre outros clássicos que marcaram a revolução. Ao longo do espetáculo dois jovens, Afonso e Leonor, recitaram alguns poemas como "Cantata da Paz" de Sophia de Mello Breyner Andresen", Liberdade de Sérgio Godinho, "Portugal Ressuscitado" de José Carlos Ary dos Santos, "Liberdade" de Sérgio Godinho, "Abril Sim, Abril não" de Manuel Alegre e "Dia da Liberdade" de José Jorge Letria.

O espetáculo terminou com a interpretação da Música de Zeca Afonso "Grândola Vila Morena, cantada por todos os presentes.

PODCAST-RRB-BUTTON

Publicidade

Madrugar

Madrugar

Caminho de Emaús na RRB

Caminho de Emaús

Clube de Amigos RRB

Clube de Amigos