slogan

Cantaram-se as Janeiras em Celorico de BastoA população do concelho de Celorico de Basto assistiu às interpretações das janeiras entoadas pelos 20 grupos que participaram no XIX Encontro "Vamos Cantar as janeiras".

Este encontro teve lugar no gimnodesportivo da Escola Básica e Secundária de Celorico de Basto, no dia 27 de janeiro, e procurou mostrar o melhor "da cultura popular, da nossa tradição e identidade". Ausente por motivos familiares, o Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva, não deixou de mostrar a satisfação por verificar que a comunidade está mobilizada para "defender, preservar e trabalhar em prol daquilo que melhor nos identifica ao participar num evento que se afirmou de forma inequívoca no calendário das atividades do Município. Estes 20 grupos que passaram por este palco motivam-nos a continuar este trabalho de manter vivas as tradições e dinamizar o associativismo promovendo a cultura". No mesmo sentido, e seguindo o pensamento do Presidente, o Vereador da Cultura, Carlos Fernando Peixoto, enalteceu a participação da comunidade "num evento que tem vindo a crescer e a mobilizar gente de todas as faixas etárias na celebração das nossas tradições. Este espetáculo promovido pelo Município é a exaltação do espirito coletivo que existe nesta comunidade. De ano para ano temos vindo a aprimorar a organização do evento por forma a acolher melhor quem a nós se junta para salvaguardar os nossos usos e costumes, as nossas tradições". De facto, continuou o autarca, "esta iniciativa procura dar voz a uma tradição amplamente conhecida na região, juntando no mesmo espaço, os grupos que habitualmente percorrem as ruas das freguesias com músicas típicas das janeiras, grande maioria para angariar fundos para as atividades promovidas pelas diferentes associações"

Foram 3 horas de espetáculo onde não faltou a alegria, animação e muito convívio entre todos os participantes que, com as vozes bem afinadas, apresentaram as mais belas músicas das janeiras.

Pelo palco passou o Clube de cavaquinhos do Agrupamento de Escolas que interpretou a música "Vamos Cantar as Janeiras", o Grupo de Cavaquinhos de Arnoia com a música Janeiras Vimos Cantar", os Reis Magos de Veade apresentaram a música "Vimos das as boas festas, a Associação Amar e Partilhar 21 presenteou os presentes com a música "Somos Estrelas", o Grupo de Amigos da Santa Casa da Misericórdia de Arnoia apresentou "Há rabanadas", os Amigos de Veade também apresentaram a música "Há rabanadas", a Junta de Freguesia de Agilde brindou a plateia com a música "Pastorinhos no deserto", o Centro Cultural e Folclórico de Gandarela de Basto apresentou a música "Jesus Criador", a Freguesia de Carvalho e Basto Sta. Tecla apresentou a música "Cantamos ao Deus Menino", o Rancho Recreativo e Cultural de Santa Maria de Canedo cantou a música "a noite é bela", Somos Minho Ass. Música Tradicional apresentou a música "Janeiras Somos Minho", o Grupo Cultural e Recreativo e Núcleo Infantil de Gandarela presenteou a plateia com a música "Salvé, salvé Jesus", a Tuna de Arnoia com uma bela melodia desejou a todos "Boas festas, Feliz Natal", a Associação Cultural e Recreativa de Ourilhe apresentou a música "No dia de hoje cantam-se os Reis", o Futebol Clube de Gandarela apresentou "Janeiras lindas Janeiras", a Universidade Sénior de Celorico de Basto presenteou a plateia com a música "Abri as portas, já estamos de saída", a ACRD Amigos do Castelo cantaram a música "Ó menino Jesus", a Associação Viva Moreira interpretou a música "Vamos Cantar as Janeiras", a ADIC- Associação Dinamizadora dos Interesses do Corgo apresentou a música "Reisadas" e o Clube Desportivo Celoricense encerrou a tarde com a entoação da música "Cantamos Pró Celoricense". Todos os grupos apresentaram belas canções de janeiras, maravilhosamente interpretadas e acompanhadas por instrumentos musicais como a viola, o cavaquinho, o bombo, a pandeireta, e outros. Todos os membros foram vestidos à época tal como estava descrito no regulamento inerente a esta iniciativa, o que tornou o espetáculo ainda mais rico.

PODCAST-RRB-BUTTON

Publicidade

Madrugar

Madrugar

Caminho de Emaús na RRB

Caminho de Emaús

Clube de Amigos RRB

Clube de Amigos