slogan

Obras em Igrejas de ResendeAs Igrejas de São Martinho de Mouros e de Barrô, em Resende, vão ser alvos de trabalhos de conservação e restauro, promovidos pela Rota do Românico.

Classificadas como Monumentos Nacionais em 1922 e integradas na Rota do Românico em 2010, as Igrejas de São Martinho de Mouros e de Santa Maria de Barrô detêm um valioso património móvel e integrado, de expressão barroca.

Contudo, este património, para além das adulterações que foi sofrendo no decorrer do seu percurso histórico, apresenta atualmente um deficiente estado de conservação, que as intervenções previstas pretendem agora retificar.

Em São Martinho de Mouros, os trabalhos de conservação e restauro vão abranger quatro retábulos em talha, os dois tetos (um em caixotões de madeira), o púlpito e 15 esculturas de madeira, num investimento de cerca de 125.000 euros.

Em Barrô, os trabalhos vão incluir três retábulos em talha e 12 esculturas de madeira, num investimento de cerca de 83.000 euros..

As intervenções descritas para as Igrejas de São Martinho de Mouros e de Barrô, que deverão estar concluídas no final do próximo ano, representam um investimento de cerca de 208 mil euros, cofinanciado em 90% pelo Turismo de Portugal e em 10% pelo Município de Resende, no âmbito da operação "Valorização Patrimonial da Rota do Românico", apresentada pela Associação de Municípios do Vale do Sousa ao programa Valorizar - Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior.

PODCAST-RRB-BUTTON

Publicidade

Caminho de Emaús na RRB

Caminho de Emaús

Clube de Amigos RRB

Clube de Amigos