slogan

Festas de S. Miguel 2018 - DESTAQUES - cartazO concelho de Cabeceiras de Basto prepara-se para mais uma edição da Feira e Festas de S. Miguel, certame que arrancou ontem, quarta-feira, 19 de setembro,com a exibição do espetáculo de teatro 'Aquilo que arde em nós' protagonizado pelo CTCMCB – Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto. O programa das Festas estende-se até ao dia 30 de setembro.

Em época de colheitas agrícolas, esta feira secular que também é festa, mostra aquilo que de melhor se produz na região e dá a conhecer as tradições mais genuínas, de que se destacam a desfolhada tradicional, as corridas de cavalos, o concurso pecuário, as chegas de bois, a garraiada, entre outras, que atraem até ao nosso concelho muitos milhares de visitantes.

O cortejo etnográfico, a ronda das concertinas, o encontro de bombos e gigantones e a Agrobasto, a par da Grandiosa Procissão em Honra de S. Miguel e da Sessão Solene do Dia do Município que se celebra a 29 de setembro, dia de feriado municipal, são pontos altos do programa festivo. De salientar, a este propósito, que a Agrobasto 2018 será inaugurada no dia 27 de setembro, às 17h00, pelo Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Eng. Miguel Freitas.

No Dia do Município, 29 de setembro, às 9h30, contaremos, durante a Sessão Solene, com a presença do Presidente da Assembleia da República, Dr. Eduardo Ferro Rodrigues.

Durante as Festas em Honra de S. Miguel, Cabeceiras de Basto receberá, também, uma delegação de Sury-le-Comtal, localidade francesa da região de Lyon geminada com Cabeceiras de Basto desde 2014. No panorama musical, o destaque deste ano vai para a atuação dos Dj's KARETUS no dia 21, a partir das 00h30, na Praça da República e ainda para a atuação dos cantores Fernando Daniel e Victor Rodrigues nos dias 22 e 28 de setembro, respetivamente, a partir das 23h00, no Parque do Mosteiro. No dia 26 de setembro, a partir das 22h00, o Parque do Mosteiro é palco para a atuação da Reprise da Escola de Mafra do Exército Português, uma iniciativa que primará pela elegância e destreza de cavaleiro e cavalo. A par dos grupos que lideram o cartaz 2018, a Feira e Festas de S. Miguel ficará, ainda, marcada pela atuação da Banda Cabeceirense, Banda da Malta e Banda Sabor. A 'Caminhada Glow' – uma produção do Projeto Raízes com o apoio da Iberdrola – realiza-se no dia 21 de setembro, a partir das 21h30. A Praça República recebe na noite de 20 de setembro as Danças Claustrais, uma iniciativa inserida no programa cultural Mosteiro de Emoções e ainda a iniciativa 'Cabeceiras sem parar' na qual participam academias, clubes, companhias, ginásios e escolas de dança e patinagem de Cabeceiras de Basto.

Do vasto programa que animará estas Festas do Concelho, destaque, ainda, para a participação das freguesias no Cortejo Etnográfico, este ano subordinado ao tema 'A música da minha Terra'. A freguesia de Abadim apresentará no cortejo 'As cantigas da desfolhada'; a União de Freguesias de Alvite e Passos os 'Altifalantes Salsinha', a União de Freguesias do Arco de Baúlhe e Vila Nune as 'Novenas da Sra. dos Remédios'; Bucos integrará o cortejo com o 'Grupo das Capuchas'; Cabeceiras de Basto apresentará o 'Bailarico na Aldeia'; a Faia trará a 'Música e vinho nas encostas da Faia'; a União de Freguesias de Gondiães e Vilar de Cunhas o 'Serrar a velha'; Pedraça as 'Cantigas da Segada'; a União de Freguesias de Refojos, Outeiro e Painzela o 'Rancho da Cambada'; e Riodouro apresentará 'As serenatas' e ' Os cantares da levada da aldeia'. De referir que as freguesias de Cavez e de Basto decidiram não participar no Cortejo Etnográfico 2018.

Inúmeras são também as atuações da 'prata da casa', desde os grupos de bombos e Zés Pereiras, aos cantadores ao desafio, passando pelos grupos de tocadores de cavaquinho e concertina, jogo do pau, entre outros.

As ruas engalanadas, o comércio, os divertimentos e um programa de animação diversificado, onde a tradição se cruza com a modernidade, serão assim, durante 12 dias fatores de atração para os milhares de visitantes que se esperam nesta edição 2018 da Feira e Festas de S. Miguel.

PODCAST-RRB-BUTTON

Publicidade

Madrugar

Madrugar

Caminho de Emaús na RRB

Caminho de Emaús

Clube de Amigos RRB

Clube de Amigos