slogan

Lixa recebe Recital de GuitarraNa próxima terça-feira,  11 de setembro, pelas 21h00, a Casa da Cultura da Lixa acolhe um recital de guitarra onde será apresentado o trabalho realizado pelos participantes na masterclasse de guitarra, organizado pela Associação Cultural e Recreativa Berço das Artes. A entrada para o recital é livre.

Esta masterclasse realizar-se durante os dias 10 e 11 de setembro e conta com o músico Victor Castro como formador. Todos os interessados devem inscrever-se junto da Escola de Música Berço da Cultura da Lixa. A iniciativa, organizada pela Associação Cultural e Recreativa Berço das Artes, conta com o apoio do Município de Felgueiras, da União das Freguesias de Vila Cova da Lixa e Borba de Godim e da Art Music – Berço da Cultura.

Quem é Victor Castro?

O guitarrista, arranjador e compositor Victor Castro nasceu em Angra do Heroísmo. Formou-se em guitarra clássica pelo Conservatório Regional de Angra do Heroísmo, onde estudou com o açoriano Carlos Baptista Ávila, com os norte-americanos Steven Rings, Thimothy Jonhson, Miles D. Barford e Eddy Goldz e concluiu os estudos com Roberto Hugo (Uruguai). Além disso, fez masterclasses com os renomados violonistas David Russel (Escócia), Eduard Isaac (Argentina), Costas Cotsiolis (Grécia),Ana Vidovic (Croácia) Marco Pereira (Brasil), Sebastião Tapajós (Brasil) e Fábio Zanon (Brasil). É Licenciado em Música pela Universidade Federal do Maranhão- Brasil.

Já realizou concertos a solo em Portugal, Alemanha, Estados Unidos, Argentina e em vários estados do Brasil. Também realizou trabalhos em Portugal com diversos músicos internacionais, tais como a violinista Evgenia Soltys (Rússia), o violoncelista Orest Grytsyouk (Ucrânia), o flautista Mikail Roussal (Ucrânia) e o 1º clarinetista da orquestra de Milão, o italiano Cristiane Latini. Entre os destaques da sua carreira, pode-se citar a estreia de obras de vários compositores, entre os quais: Thimothy Jonhson, Antero Ávila, Thomas Kupsch, Ubiratan Sousa; o concerto das comemorações do "10 de Junho" para Sua Exc. Presidente da Républica Dr. Jorge Sampaio; convidado do Ciclo de Guitarra da Secretaria da Cultura de Coimbra e do Festival Internacional Francisco Lacerda; Integral da obra para violão de Lopes-Graça em concerto no Auditório da SPA, Lisboa. Ganhou duas vezes o prêmio "Raphael Rabelo" no Festival Nacional de Violão do Piauí (FENAVIPI), em fevereiro de 2008 e 2009. Em 2010, foi distinguido em Lisboa pela Secretaria de Estado das Comunidades Portugueses com o "Prémio Talento 2009".

PODCAST-RRB-BUTTON

Publicidade

Madrugar

Madrugar

Caminho de Emaús na RRB

Caminho de Emaús

Clube de Amigos RRB

Clube de Amigos