slogan

Festival TradicionalEntre os dias 19 e 22 de julho, a Avenida e o Jardim do Senhor dos Aflitos são os locais escolhidos para a mostra de artesanato, produtos locais e ainda prova de petiscos e iguarias. (clique no cartaz para ver aumentado)

O Festival Tradicional de Lousada pretende proporcionar aos visitantes uma viagem pela cultura popular, pelas tradições ancestrais, num esforço de impulsionar estas atividades como vertentes económicas essenciais para o desenvolvimento turístico do concelho. Este evento é, para a Vereadora do Turismo, Dra. Cristina Moreira, "um encontro de gerações e que no âmbito da animação musical é variada. Os grupos vão desde a música tradicional Lousadense, no dia de abertura e no domingo, mas também com um grupo de Cabo Verde na sexta-feira e a atuação da Tuna Académica da FEP na noite de domingo". Os produtos locais vão também ter um destaque neste Festival, com a promoção do milho, vinho espadeiro, linho, o artesanato tradicional e a gastronomia da região.

São 34 stands onde vai ser possível apreciar produtos de cestaria, linho e bordadas, croché, artigos em madeira, em pele entre outros. Juntam-se outros três onde vão funcionar os espaços de restauração.

Os visitantes podem ainda comprar produtos locais variados como hortícolas, vinho e espumante, queijo, compotas, licores, bolachas, mel, ervas aromáticas, floricultura, doces regionais, produtos conventuais, fumeiro e pão com chouriço.

Animação para diversos públicos A animação vai ser uma constante durante os quatro dias do Festival com espetáculos diários. Assim a partir das 18h00 de sexta-feira, dia 19, o grupo Lousada Arrufar marca a abertura do Festival seguindo-se um Encontro de Concertinas, a atuação do Grupo Rompe Cordas e o Grupo de Cavaquinhos Amigos de Vilar.

A noite de sexta-feira vai ser animada pelo grupo Bawtuquinhas PBS de Cabo Verde, pelas 22h00.

No sábado, após o Concerto de Abertura das Festas em Honra do Senhor dos Aflitos, na Capela do Senhor dos Aflitos, pelas 21h30, sobe ao palco o Grupo "Os 4 Mens". Durante a tarde de domingo a animação fica a cargo dos grupos folclóricos do concelho seguido do Grupo de Cavaquinhos da USALOU e da Tuna Académica da Faculdade de Economia do Porto. A Mostra pode ser visitada, na quinta e sexta-feira, entre as 18h00 e 24h00, e no sábado e domingo, a partir das 15h00.

PODCAST-RRB-BUTTON

Publicidade

Madrugar

Madrugar

Caminho de Emaús na RRB

Caminho de Emaús

Clube de Amigos RRB

Clube de Amigos