slogan

Mimo 2018Baiana System (Brasil), Shai Maestro Trio (Israel) e GoGo Penguim (Inglaterra) são as mais recentes confirmações do MIMO Festival Amarante que se realiza de 20 a 22 de Julho nas margens do Rio Tâmega.

Mais três estreias em Portugal que se juntam aos já anunciados Goran Bregovic Wedding and Funeral Band (Sérvia), Hudson - Jack Dejohnette, Scott Colley, John Medeski e John Scofield (EUA), Noura Mint Seymali (Mauritânia), Otto (Brasil) e Dead Combo(Portugal). Concertos exclusivos – com excepção de Baiana System e Dead Combo – que, pela sua diversidade e abrangência, vão proporcionar ao público do MIMO Festival Amarante uma experiência culturalmente rica e inesquecível. Também para isto vai contribuir a exposição de arte contemporânea, "Os Modernistas. Amigos e Contemporâneos de Amadeo de Souza-Cardoso, Colecção Millennium bcp", na primeira vez que o festival abraça a Arte como um dos seus pilares, paralelamente ao cinema e à poesia.

Baiana System são um dos principais nomes da música urbana produzida na Bahia. Influenciado pelos sound systems jamaicanos, o grupo criado em 2009 amplifica o som, mas também a essência das tradições populares manifestando-se nos palcos ou nas ruas como forma de divulgar a música do Brasil sem fronteiras.

A sonoridade promove um diálogo constante entre a guitarra baiana, de onde surgiu o trio elétrico, com a mais genuína expressão da música de rua jamaicana. Foi essa a ideia do guitarrista Roberto Barreto, a quem se juntou o baixista e produtor Marcelo Seco, o homem do sound system Russo Passapusso, e o artista visual Filipe Cartaxo. Influenciados pelo frevo, samba-reggae, pagode, cumbia, kuduro, entre outros estilos, os Baiana System conjugam a sonoridade de África, Brasil e Caraíbas.

A estreia em disco aconteceu em 2010 com o homónimo "BaianaSystem" a que se seguiu, três anos depois, o EP "Pirata" do qual faz parte o sucesso "Terapia". Em 2017, o grupo lançou "Duas Cidades" que incluiu "Playsom", tema que ficou mundialmente conhecido ao integrar a banda-sonora do FIFA Soccer. Apresentado ao vivo no Roskilde Festival, na Dinamarca, mas também no Lollapalooza, no Rock in Rio e nos carnavais de São Paulo e Salvador, "Duas Cidades" foi clamado pela crítica e valeu aos Baiana System inúmeras distinções como o Prémio da Música Brasileira nas categorias "Revelação" e "Melhor Grupo"; e o Troféu APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte).

Ao MIMO Festival Amarante, este sound system traz, dia 20, o melhor do Carnaval brasileiro e a festa está garantida.

Também em estreia em Portugal, GoGo Penguim, dia 21. O trio de Manchester editou no início do ano "A Humdrum Star", pela Blue Note Records, e traz a Amarante a sua sonoridade acústica-eletrónica, rock, jazz, minimalista e glitchy-electrónica.

Em disco, a estreia do pianista Chris Illingworth, do baixista Nick Blacka e do baterista Rob Turner aconteceu em 2012 com "Fanfares" a que se seguiu "v2.0", que foi nomeado para Melhor Álbum de 2014 nos Mercury Prize, ao lado dos discos de Damon Albarn, Young Fathers e Jungle. No ano seguinte assinaram com a Blue Note Records através da qual editaram "Man Made Object" (2016). No início deste ano, lançaram o álbum que teremos oportunidade de ouvir ao vivo no MIMO, "A Humdrum Star", concerto no qual vão contar com a presença de Joe Reiser, no cordofone.

No último dia, 22 de Julho, actua um dos mais promissores e talentosos pianistas da sua geração. Natural de Israel, Shai Maestro começou a tocar piano com apenas cinco anos e desde então muito tem contribuído para o Jazz mundial.

Com 31 anos, estreia-se em Portugal com o seu trio composto pelo baixista Jorge Roeder e o baterista Ziv Ravitz, que se estreou em 2011 construindo uma identidade forte e única. O trio, um dos mais poderosos e harmoniosos do Jazz de hoje, vai apresentar no MIMO Festival Amarante algumas das novas composições do próximo disco de originais a editar em Outubro. Este será o quinto álbum de Shai Maestro Trio que já editou "Shai Maestro Trio" (2012), "The Road to Ithaca" (2013), "Untold Stories" (2015) e "The Stone Skipper" (2016).

Antes, o pianista fazia parte do Avishai Cohen Trio, com quem lançou quatro discos, dois dos quais com o selo da Blue Note Records.

PODCAST-RRB-BUTTON

Publicidade

Caminho de Emaús na RRB

Caminho de Emaús

Clube de Amigos RRB

Clube de Amigos