slogan

Cartaz - Festas do Junho 2018As festas da cidade de Amarante, em honra de S. Gonçalo, chegam no primeiro fim de semana de junho e este ano recuperam o tradicional "Desfile de Romeiros". Será no domingo, dia 3 de junho, pelas 11h00, com o encontro no Largo Conselheiro António Cândido, de onde os Romeiros sairão em desfile até à Igreja de São Gonçalo, retomando uma tradição há muito perdida mas que está na génese das festividades. O desfile será protagonizado por elementos de vários Ranchos Folclóricos de Amarante. Recorde-se que na primeira metade do século XX muitos eram aqueles que partiam em romagem a São Gonçalo, para agradecer as graças concedidas.

Todos os anos, as tradicionais festas em honra do santo padroeiro combinam a religião com o profano, unindo a tradição e a cultura popular, com um programa diversificado. Este ano, beneficiando do feriado "Corpo de Deus", as festividades terão um período mais longo, iniciando a 31 de maio e terminando a 3 de junho, com a animação a multiplicar-se pelas ruas de Amarante e a invadir as margens do Tâmega.

O programa deste ano inclui os habituais pontos altos: despique de bombos no Largo de S. Gonçalo, na noite de 1 de junho; sessões de fogo-de-artifício no final das noites de sexta, sábado e domingo; arruadas de bombos; concertos de bandas musicais (de Amarante, S. Martinho de Mancelos e de Várzea); atuação de ranchos folclóricos e de tunas em Santa Luzia, na Alameda Teixeira de Pascoaes e no Arquinho.

Destaque ainda para o concurso de gado de raças autóctones, a ter lugar no Parque de Leilões de Madriane, na manhã de sábado; o concerto com Anselmo Ralph, sábado, pelas 22h30, no parque de estacionamento das Bucas; a procissão de domingo à tarde, a que se seguirá a bênção à cidade e o lançamento de cravos. A fechar o programa realizam-se as Marchas Populares, com exibição na Av. General Vitorino Laranjeira e desfile até ao centro da cidade.

PODCAST-RRB-BUTTON

Publicidade

Caminho de Emaús na RRB

Caminho de Emaús