slogan

Casa da Granja “debate” João de Araújo CorreiaNuma organização da Associação para a Criação do Museu Eduardo Teixeira Pinto, a Casa da Granja recebe, a 5 de maio, a Palestra pela Tertúlia João de Araújo Correia com o tema " João de Araújo Correia um escritor universal enraizado no seu Douro".

João de Araújo Correia, contemporâneo de Teixeira de Pascoaes era visita assídua na casa de Pascoaes em Gatão, Amarante. A iniciativa é o mote para a evocação do escritor de Peso da Régua e decorre no auditório da Casa da Granja, às 16h00. No final da Palestra haverá uma visita guiada pela artista Raquel Rocha à exposição "Contos de Encontros" que se encontra patente ao público nos espaços de exposições temporárias da Casa da Granja.

A Tertúlia João de Araújo Correia é uma associação cultural criada há cerca de 15 anos, em Peso da Régua. Autor de uma extensa obra, em grande parte esgotada, João de Araújo Correia, apesar de se ter confinado ao seu eremitério, ganhou asas pela qualidade da escrita. "Poucos escritores vemos aí que mereçam como João de Araújo Correia o qualificativo de clássico. Clássico pela clareza, o rigor, o senso da medida, a ironia que desenruga o rosto da vida. Mestre da língua pela clareza, a pureza, a correção, reconhece-se, na prosa de João de Araújo Correia, a herança clássica de Bernardes e de Camilo, a que veio juntar-se o património da arte popular". Estas palavras de João Bigotte Chorão ilustram a necessidade da Tertúlia em promover e divulgar a obra do escritor e de através dela dar a conhecer a região que o viu nascer, bem como todas as personalidades que com ele se relacionaram.

PODCAST-RRB-BUTTON

Publicidade

Caminho de Emaús na RRB

Caminho de Emaús

Clube de Amigos RRB

Clube de Amigos