slogan

Mural exposto na parede exterior da Casa da JuventudeA Casa da Juventude servirá de palco às "Amarantinas", o projeto vencedor do Orçamento Participativo Jovem de 2016 que traça o percurso cultural por momentos da história de Amarante e proporciona o encontro com figuras ilustres da arte e cultura amarantina.

Os alunos do ensino secundário serão os personagens principais desta incursão histórica e serão envolvidos através de dinâmicas lúdico-expressivas, interagindo "enquanto" atores/figurantes nos quadros da história e cultura amarantina. Ana Rita Teixeira; Catarina Carvalho; Marta Sousa e Magali Beça são as proponentes deste Projeto. A direção Artística e Produção do evento ficaram a cargo da Filandorra – Teatro do Nordeste, sendo Catarina Pinto a ilustradora responsável pela criação do Mural constituído pelos principais quadros da história e cultura amarantina.

Hoje é inaugurado o Mural exposto na parede exterior da Casa da Juventude e com uma sessão de teatro, tendo alunos dos 12º Anos de Línguas e Humanidades, da Escola Secundária de Amarante na assistência. A iniciativa envolverá cerca de 500 alunos, distribuídos por oito sessões de teatro que se prolongarão por dois dias. O roteiro cultural vai percorrer sete quadros, evocativos de sete diferentes momentos: Quadro 1 - S. Gonçalo apresenta-se e recebe os participantes na visita; Quadro 2 - Dramatização de lendas de S. Gonçalo, Casamenteiro das velhas; Quadro 3 - Invasões francesas na Ponte Velha, Convento de Santa Clara, Solar de Magalhães; Quadro 4 – Teixeira de Pascoaes apresenta-se e descreve o regresso dos Diabos de Amarante; Quadro 5 – Amadeo no seu ateliê desespera no ato da criação; Quadro 6 – Agustina Bessa Luís fala de Vila Meã onde se fez escritora e Quadro 7 – Acácio Lino fala de si e da sua obra. De referir que a atividade está inserida na IV Semana InterEscolas que arrancou a 10 de abril e se prolonga até ao dia 13, envolvendo todos os alunos do concelho.

PODCAST-RRB-BUTTON

Publicidade

Caminho de Emaús na RRB

Caminho de Emaús